Links de Acesso

Presidente, governadores e ministros analisam desconcentração e descentralização do Estado angolano


João Lourenço recebido pelo governador de Malanje Norberto dos Santos
João Lourenço recebido pelo governador de Malanje Norberto dos Santos

O Conselho de Governação Local reuniu-se nesta terça-feira, 21, em Malanje para definir acções concretas ligadas à descentralização e desconcentração da actividade central do Estado.

O Presidente da República, João Lourenço, dirigiu os trabalhos que decorreram à porta fechada, tendo na agenda a gestão das administrações municipais, a municipalização dos serviços de saúde e o ordenamento do território e ambiente.

Conselho de Governação Local reunido em Malanje - 1:36
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:36 0:00

O governador de Malanje, Norberto Fernandes dos Santos, num memorando sobre a situação social da província, antevia uma maior atenção do órgão para a solução dos problemas que afectam a sua área de jurisdição.

“As infra-estruturas integradas (requalificação dos bairros), e começamos no Ritondo e Carreira de Tiro, estávamos agora na Canâmbua, Maxinde e parou este projecto que estamos a retomar agora 2019. Vamos ouvir qual será a resposta que será dada”, defendeu o governador, que, no domínio da energia e águas defendeu “estender a energia para os restantes municípios, particularmente para as áreas em que nós queremos produzir”.

Dezoito governadores provinciais, 14 ministérios e secretários de Estado participam no encontro em Malanje, o terceiro depois da sua instituição em decreto presidencial ño ano passado.

O Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado apesentou uma proposta do plano integrado de intervenção nos municípios.

No domínio da saúde, também esteve em carteira os desafios da logística de medicamentos e as normas de vigilância epidemiológica.

Além da reunião do Conselho de Governação Local, que no envio do fecho desta reportagem ainda decorria, a agenda do Presidente da República incluia a entrega de instrumentos agrícolas para o fomento da agricultura familiar numa exposição alimentícia e audiências separadas líderes religiosos e da sociedade.

XS
SM
MD
LG