Links de Acesso

Presidente George H. W. Bush: Uma vida de serviço ao país


George H. W. Bush tinha 94 anos

Longa carreira como militar, empresário, diplomata, congressista e Presidente

"Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu”, foi a frase divulgada na noite de sexta-feira, 30, em comunicado, pelo antigo Presidente americano George W. Bush a anunciar a morte do 41o. Presidente, o pai George Herbert Walker Bush.

A notícia deixou a América de luto no momento e o país lembra e honra a vida de um militar, empresário, diplomata e político.

Chamado popularmente de "Bush pai", por ter tido um filho Presidente também, ocupou a Casa Branca, entre 1989 e 1993, depois de ter sido, por oito anos, vice-presidente na Administração de Ronald Reagan.

Republicano e pai de um clã político que integra ainda um Presidente, George W. Bush, um governador, na Flórida, Jeb Bush, e netos em cargos em administrações municipais, George H. W. Bush destacou-se no seu mandato pela intervenção das forças norte-americanas no Iraque na guerra do Golfo, depois Saddam Hussein ter invadiram o Kuwait e pelo seu papel para o fim do mundo comunista.

Do nascimento a herói da guerra

George Herbert Walker Bush nasceu em Milton, Massachusetts, a 12 de Junho de 1924.

Pouco depois, a família, que era muito rica, transferiu-se para o subúrbio de Nova Iorque, onde estudou em escolas privadas, foi líder estudantil e, após terminar o ensino liceal, alistou-se para servir na 2ª Guerra Mundial.

Aos 18 anos, tornou-se um dos mais jovens pilotos da história do país e serviu em 58 missões.

Numa ocasião, o avião dele foi derrubado por japoneses e teve de ser resgatado das águas do Pacífico por um submarino americano.

George H. W. Bush chegou ao cargo de tenente e deixou a carreira depois da guerra.

A seguir, formou-se em economia, com louvor, pela Universidade Yale, em 1948.

Vida empresarial e familiar

Logo depois mudou-se para o Texas e começou a trabalhar na indústria do petróleo do Estado, onde fundou uma empresa exploradora em 1951 e foi presidente de outra companhia em 1960, tornando-se milionário e um dos mais influentes homens do petróleo.

Em 1945, casou-se com Barbara Pierce, uma união de 73 anos que se desfez quando a antiga-primeira dama faleceu a 17 de Abril de 2018.

Eles tiveram seis filhos: George, Robin (que morreu ainda criança), John (conhecido como Jeb), Neil, Marvin e Dorothy.

Carreira política

Filho do senador por Connecticut, Prescott Bush, George H. W. Bush juntou-se ao Partido Republicano, embora se tenha destacado por um perfil conservador a nível dos valores mas economicamente liberal.

Em 1967, foi eleito deputado pelo Texas, cargo em que se manteve até 1970.

Entre 1971 e 1974, foi embaixador na ONU e passou 14 meses como representante na China, antes de dirigir a agência de inteligência americana, CIA, de 1976 a 1977.

Três anos mais tarde, George H. W. Bush tentou ser o escolhido do Partido Republicano à Presidência do país, mas perdeu, tendo, no entanto, sido escolhido por Ronald Reagan para ser seu companheiro na corrida à Casa Branca.

Ganha a Presidência pelos republicanos, George H. W. Bush assume os programas antidrogas e fez visitas diplomáticas a dezenas de países.

Em 1988, foi nomeado candidato à Presidência pelo Partido Republicano e, depois de uma campanha com ataques pessoais entre ele e o democrata Michael Dukakis, Bush ganhou com 426 dos 537 dos votos do colégio eleitoral.

George H. W. Bush toma posse como Presidente
George H. W. Bush toma posse como Presidente

Presidência em tempos de mudança

O seu mandato de apenas quatro anos aconteceu num período de profundas mudanças na geopolítica, como o desmantelamento da União Soviética e do mundo comunista.

Durante o seu mandato, as forças americanas depuseram o Presidente do Panamá, general Manuel Noriega, e enviou tropas com apoio da ONU para remover soldados de Saddam Hussein que invadiram o Kuwait, durante a chamada primeira guerra do Golfo.

O seu mandato foi também marcado por profundas negociações com o então Presidente da União Soviética, Mikhail Gorbatchev, conduzindo ao fim do mundo comunista.

A nível interno apostou em não aumentar impostos, mas foi obrigado a contrariar a sua posição para tentar reduzir o défice do país que, no entanto, não foi um bom legado.

Em 1992, tentou a reeleição mas foi derrotado por Bill Clinton.

Jimmy Carter, George H. W. Bush, George W. Bush, Barack Obama e Bill Clinton
Jimmy Carter, George H. W. Bush, George W. Bush, Barack Obama e Bill Clinton

Causas humanitárias

Após abandonar a vida política, George H. W. Bush dedicou-se a causas humanitárias, ajudando a recolher fundos para as vítimas do Furacão Katrina em 2005 e o Furacão Harvey, em 2017.

Nesse período manteve uma excelente relação com os antigos Presidentes democratas, Jimmy Carter, Bill Clinton e Barack Obama, com os quais chegou a participar da iniciativa One America Appeal, a favor das vítimas do Furacão Harvey.

Em 2011, recebeu de Barack Obama a Medalha da Liberdade, a maior condecoração a um civil dos Estados Unidos.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG