Links de Acesso

Presidente do sindicato de jornalistas de São Tomé condena confiscação de bens de profissional


Hélder Bexigas, jornalista e presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social, STP

Josimar Afonso teve seus bens confiscados por seguranças do primeiro-ministro e ministro do Tursimo e Cultura quando tentava filmar o descontentamente de artistas na gala do mês da cultura

O presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social de São Tomé e Príncipe classificou de “deplorável e um grave atentado à liberdade de imprensa” a confiscação do equipamento de trabalho do jornalista Josimar Afonso por seguranças do primeiro-ministro e do Ministro do Turismo e Cultura.

Três dias depois da VOA ter apresentado a denúncia de Afonso, o líder do sindicato da classe, Hélder Bexigas, deixou um apelo às autoridades são-tomenses.

Presidente do sindicato de jornalistas de São Tomé condena confiscação de bens de profissional - 2:45
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:00 0:00

“Nós somos um país democrático e até agora não há qualquer impedimento à liberdade de imprensa e de expressão e gostaria que continuássemos assim”, apelou o presidente do sindicato que também lamentou o facto de ter tomado conhecimento do caso nas redes sociais.

Jornalista Josimar Afonso acusa seguranças do PM de confiscar seus equipamentos e impedi-lo de trabalhar
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:15 0:00

Josimar Afonso explica à VOA a razão pela qual não fez queixa aos organismos de defesa da classe.

“Para mim o mais importante é que a denúncia chegou a todos. Temos informações de muitos casos em que são apresentadas queixas, mas os resultados não são conhecidos”, afirma Afonso sublinhando que tanto o sindicato, como as autoridades governativas e também o Conselho Superior de Imprensa se quiserem reagir e tomar medidas preventivas têm elementos suficientes para o fazer.

Josimar Afonso teve os seus bens confiscados quando, em serviço da rádio privada “Somos Todos Primos”, fazia a cobertura da gala do mês da cultura no passado fim de semana no Arquivo Histórico.

Na altura, ele filmava um grupo de actores de teatro descontentes com o que se passava na gala.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG