Links de Acesso

Presidente de Taiwan visita São Tomé e Prínicipe para reafirmar parceria


São Tomé e Príncipe: Sindicato de Jornalistas solidário com Conceição Lima
São Tomé e Príncipe: Sindicato de Jornalistas solidário com Conceição Lima

São Tomé e Príncipe mantêm com firmeza as relações diplomáticas com Taiwan, não obstante pretender estabelecer ligações comerciais com a China Continental.

Esta visita do presidente taiwanês à São Tomé e Príncipe, a convite do seu homologo Santomense Manuel Pinto da Costa, é a mais evidente prova do reforço de cooperação entre os dois países, depois do clima de desconfiança instalado em Taipé quando as autoridades Santomense decidiram reatar relações comerciais com Pequim.

Tudo indica que está ultrapassado o mal-entendido.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:58 0:00
Faça o Download

São Tomé e Príncipe mantêm com firmeza as relações diplomáticas com Taiwan, não obstante pretender estabelecer ligações comerciais com a China Continental.

Ma Ying-Yeou foi recebido esta tarde pelo seu homólogo sãotomense Manuel Pinto da Costa num clima de festa no Aeroporto Internacional de São Tomé e Príncipe.

Taiwan é neste momento o maior parceiro de cooperação de São Tomé e Príncipe.

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas com este país em detrimento da cooperação com a China Popular, o arquipélago já beneficiou de cerca de 200 milhões de dólares norte-americanos disponibilizados pelas autoridades de Taipé.

A maioria de edifícios públicos construídos no país nos últimos 17 anos foi financiada por Taiwan, para além de vários projectos nos domínios da agricultura, saúde, educação, novas tecnologias, energia elétrica e água potável, entre outros.

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países esta é a segunda vez que presidente de Taiwan visita São Tomé e Príncipe.

A delegação de Ma Ying-Yeou é composta por cerca de 120 pessoas, entre elas cinco membros do governo e dezenas de empresários que pretendem explorar o comércio do cacau e café das ilhas.

Mais de trinta jornalistas taiwaneses acompanham o presidente nesta visita a São Tomé e Príncipe com o objetivo de promover o arquipélago junto a população de Taiwan.

A saúde pode ser uma das áreas de cooperação a sair reforçada com esta visita de 24 horas do presidente Taiwanês.
XS
SM
MD
LG