Links de Acesso

Presidente de Cabo Verde promete estar "muito atento "no segundo mandato


Jorge Carlos Fonseca, Presidente de Cabo Verde
Jorge Carlos Fonseca, Presidente de Cabo Verde

Jorge Carlos Fonseca foi empossado nesta quinta-feira.

O Presidente de Cabo Verde que tomou posse nesta quinta-feira, 20, para um segundo mandato, prometeu estar atento à acção do Governo, cujo partido que o suporta apoiou a candidatura de Jorge Carlos Fonseca.

“Estarei atento, interessado e sempre que possível, activo, em tudo quanto interesse ao bem-estar de todos e ao processo de desenvolvimento de Cabo Verde”, disse Fonseca numa cerimónia que contou com a presença de quatro chefes de Estado, representantes de vários e mais e cerca de 1500 convidados.

As preocupações manifestadas pelo Chefe de Estado foram várias e estenderam-se das dificuldades económico-financeiras à insegurança, passando pelo desemprego juvenil e desigualdades sociais.

Jorge Carlos Fonseca garantiu que “toda e qualquer decisão que tomar” assente-se na convicção em como é o Presidente da Republica de todos os cabo-verdianos.

Quanto à sua reeleição, disse que “traduz também a expectativa de que o esforço para alcançar os grandes desígnios nacionais será ainda maior” e lembrou que “o diálogo sério e construtivo exige que os interlocutores sejam iguais em dignidade”.

A problemática da insegurança que se vive em Cabo Verde esteve presente no discurso de Fonseca que alertou que “ se não for possível o seu efectivo controlo, todos os outros objectivos ficarão comprometidos”.

Por isso, defendeu que “temos que investir seriamente na segurança interna e externa”, por considerar que este é uma matéria interpela a todos os cabo-verdianos.

O Presidente da República destacou ainda o excesso de endividamento público, as restrições orçamentais e o financiamento da economia e realçou que “o crescimento económico inclusivo e sustentado será um objectivo a ser procurado de forma determinada e imaginativa”.

XS
SM
MD
LG