Links de Acesso

Presidente de Cabo Verde leva desenvolvimento em África e pequenos Estados insulares a conferência em Bruxelas


José Maria Neves, Presidente de Cabo Verde, Luanda, Angola, 10 Janeiro 2022

A conferência que reúne 2.500 participantes de todo o mundo tem por tema “Global Gateway: construir parcerias sustentáveis para um mundo conectado”

O Presidente de Cabo Verde vai intervir na abertura das Jornadas Europeias de Desenvolvimento que arrancam na terça-feira, 21, em Bruxelas, a convite da presidente da Comissão da União Europeia, Ursula von der Leyen.

José Maria Neves vai abordar o desenvolvimento em África e pequenos Estados insulares, no evento de dois dias, que deve reunir 2.500 participantes de todo o mundo, de líderes políticos a representantes da sociedade civil e empresários.

Em nota enviada à imprensa, a Presidência da República afirma que a conferência tem por tema “Global Gateway: construir parcerias sustentáveis para um mundo conectado”.

“Os participantes estarão, em conjunto, a fazer o balanço dos progressos realizados na aplicação da estratégia Global Gateway e reforçar os esforços de parceria baseada em valores e objectivos comuns para a realização de investimentos ecológicos, inteligentes e inclusivos”, refere a nota.

Vários painéis irão discutir temas como sector digital, clima e energia, transportes, saúde, educação e investigação, e o evento terá como actividades paralelas exposições, espetáculos culturais e oportunidades de criação de redes.

Os promotores da “Estratégia Global Gateway” pretendem mobilizar cerca de 300 mil milhões de euros de investimentos até 2027, através de uma abordagem da Equipa Europa, que associa a União Europeia, os Estados-Membros, as instituições de financiamento do desenvolvimento e o sector privado.

A Presidência da República anota ainda que durante a sua estada em Bruxelas, José Maria Neves manterá encontros com responsáveis da União Europeia e avistar-se-á com a cabo-verdiana radicada na Bélgica.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG