Links de Acesso

Presidente da Guiné-Bissau dissolve o Parlamento e demite Governo


Presidente guineense Umaro Sissoco Embaló à chegada do jantar no Palácio do Eliseu em Paris, 11 de Novembro 2021. França
Presidente guineense Umaro Sissoco Embaló à chegada do jantar no Palácio do Eliseu em Paris, 11 de Novembro 2021. França

Umaro Sissoco Embaló mantém o primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam e o vice-primeiro-ministro Soares Sambu

O Presidente da Guiné-Bissau dissolveu o Parlamento e demitiu o Governo, mas manteve o primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam e do vice-primeiro-ministro Soares Sambu.

A decisão consta de dois decretos presidenciais publicados ao fim da manhã desta segunda-feira, 16.

Nabian e Sambu vão assegurar o funcionamento do Executivo até eleições legislativas, que foram marcadas para 18 de Dezembro.

No início da manhã, o Presidente reuniu o Conselho de Estado e num encontro de pouco mais de cinco minutos comunicou apenas que ia dissolver a Assembeia Nacional.

Umaro Sissoco Embaló já tinha manifestado a sua intenção na sexta-feira, 13, em encontros com o presidente da Assembleia Nacional Popular e líderes de partidos políticos com assento parlamentar.

Na mensagem à nação, Umaro Sissoco Embaló acusou os deputados de terem conjugado os esforços para fragilizar as instituições da República e sublinhou que se esgotou o capital confiança entre os órgãos da soberania.

"A crise política que pôs em causa o normal relacionamento institucional entre os órgãos de soberania tornou-se hoje um fato evidente. Com esta crise, esgotou-se também o capital de confiança entre os órgãos de soberania. A décima legislatura converteu a ANP num espaço de guerrilha política e de conspiração de maneira persistente", afirmou o Presidente acusa os deputados de terem "conjugado os seus esforços com vista a fragilizar as instituições da República em vez de tudo fazerem para as fortalecerem".

XS
SM
MD
LG