Links de Acesso

Presidente Biden fala hoje sobre decisão de não alargar presença no Afeganistão


Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falará à nação nesta terça-feira, 31, à noite, após a retirada das tropas americanas do Afeganistão e o fim de uma guerra de duas décadas que deixou o Talibã no poder.

Num breve comunicado na segunda-feira, 30, Biden disse que irá abordar especificamente a sua decisão de não alargar a presença de tropas americanas em Cabul além do prazo de 31 de Agosto por ele definido.

Durante semanas, Biden e outros membros do Governo discutiram a possibilidade de ficar mais tempo, para assugurar uma evacuação massiva dos cidadãos americanos e de civis afegãos contra ameaças do Talibã.

“Foi recomendação unânime do comando dos chefes militares e dos nossos comandantes no terreno encerrar a nossa missão de transporte aéreo conforme planeaado”, acrescenou o Presidente, sublinhando que “a opinião deles era necessário encerrar a nossa missão militar da melhor maneira, protegendo as vidas das nossas tropas e garantindo a perspectiva de partida dos civis que quisessem deixar o Afeganistão”.

“O Talibã assumiu compromissos para garantir essa saída seguro e o mundo exigirá que cumpram os seus compromissos”, acrescentou Biden.

A decisão do Presidente de cumprir o prazo de retirada foi alvode críticas de opositores políticos e de alguns aliados.

A saída ocorre dias antes do 20º aniversário dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, que levaram os Estados Unidos a enviar tropas ao Afeganistão para perseguir os membros da Al Qaeda que planearam os ataques e os militantes do Talibã que os abrigaram.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG