Links de Acesso

Presidente angolano reconhece situação difícil no país


José Eduardo dos Santos em Luanda
José Eduardo dos Santos em Luanda

No Moxico, José Eduardo dos Santos confirma que desde Janeiro o Governo não recebeu receitas da Sonangol.

O Presidente angolano afirmou que o país está a ser gerido "num ambiente extremamente complicado", devido à falta de divisas causada pela baixa do preço do petróleo, e pediu compreensão para a situação que se vive.

Ao intervir nesta quarta-feira, 22, na abertura da reunião da Comissão Económica e da Economia Real do Conselho de Ministros, no Luena, na província do Moxico, José Eduardo dos Santos reconheceu o crescimento da economia está entre um e dois por cento.

"Isto significa que o crescimento da nossa economia diminuiu drasticamente, há quem diga que agora deve estar entre um a dois por cento, quando já estava em cinco a seis por cento", revelou Santos, lembrando que “desde Janeiro, o Governo deixou de receber receitas da Sonangol porque ela não está em condições de o fazer", devido à queda do preço do petróleo.

O Presidente reconheceu também que Angola ficou sem dinheiro para importar, complicando ainda mais a situação, já que o país vive de importações “para bens alimentares, para matérias-primas, para a produção nacional, isto é, para a indústria, a agricultura, materiais diversos para a construção, pagamento de especialistas estrangeiros”.

Uma vez mais, José Eduardo dos Santos defendeu a diversificação da economia com vista a aumentar a produção interna e reduzir as importações.

XS
SM
MD
LG