Links de Acesso

Presidente americano reitera que vacina contra Covid-19 chegará antes do fim do ano


Presidente americano, Donald Trump, e primeira-dama, Melania Trump, na Casa Branca

O Presidente americano americano disse acreditar que o país terá uma vacina contra a Covid-19 até o final do ano, no momento em que os Estados Unidos registam recordes diários de casos da doença.

"Estou certo de que teremos um tratamento e solução com vacina muito antes do fim do ano”, afirmou Donald Trump no discurso comemorativo do Dia da Independência, na Casa Branca.

Ele lembrou que o país registava excelentes resultados na economia, mas “no meio do caminho, fomos atingidos pelo vírus que veio da China", o que o levou o seu governo a ter de enfrentar a pandemia, ajudando também outros países, segundo ele, “mostrando a nossa boa vontade".

No discurso, o Presidente americano apontou as suas críticas ao que chama de “esquerda radical” que diz estar a combater e repudiou os manifestantes que destruíram estátuas ligadas a figuras racistas ou dos tempos do colonialismo.

"Não importa nossa raça, credo ou religião: somos americanos, e colocamos a América em primeiro lugar”, sublinhou o Presidente, lembrando que a "American Way of Life" (Estilo de vida americano, em tradução livre) está presente desde a descoberta das Américas por Cristóvão Colombo em 1492.

"Juntos vamos lutar pelo sonho americano e lutar pelo 'American Way of Life', que começou em 1492 quando Colombo descobriu a América", discursou Trump, que lembrou conquistas e guerras passadas travadas.

Antes e depois do discurso do Presidente houve um desfile de aviões de de modelos que fizeram parte da Segunda Guerra Mundial e da Guerra do Vietname e de modelos mais recentes.

A festa da independência nos Estados Unidos é tradicionalmente marcada, no entanto, por fogos de artifícios e piqueniques das famílias e amigos.

Um dos momentos mais aguardados é o espetáculo de fogos no Washington Mall, no centro da capital, que registou um bom número de pessoas, algumas com máscaras, mas com algum respeito pelo distanciamento social recomendado pelas autoridades.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG