Links de Acesso

PR guineense dá posse a novo Governo


Aristides Gomes, primeiro-ministro da Guiné-Bissau

Os cinco partidos com assento parlamentar têm representação no Executivo

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, dá posse nesta quinta-feira, 26, a um novo Governo, liderado pelo sétimo primeiro-ministro em quatro anos: Aristides Gomes-

Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), vencedor das legislativas de 2014, ficou com quatro ministérios e quatro secretarias de Estado, o PRS, segundo partido mais votado preencheu seis ministérios, enquanto o Partido da Convergência Democrática, Partido da Nova Democracia e União para a Mudança têm três pastas cada.

Como principais novidades, o primeiro-ministro acumula o Ministério da Economia e Finanças, Eduardo Sanhá mantém-se como ministro da Defesa, o jovem sióloco João Butiam Có assume a pasta de diplomacia e o disputado Ministério do Interior fica a cargo de Mutaro Djaló, quadro sénior do ministério e recentemente promovido a general.

Refira-se que as partes chegaram ao entendimento para a composição do Governo com forte pressão da CEDEAO que também mediou as negociações entre os partidos com assento parlamentar e o Presidente José Mário Vaz.

O novo Executivo tem um mandato de aproximadamente sete meses e a missão de preparar e organizar as eleições legislativas de 18 de Novembro.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG