Links de Acesso

PR guineense apela ao diálogo interno para solucionar crise política


José Mário Vaz, Presidente da Guiné-Bissau
José Mário Vaz, Presidente da Guiné-Bissau

José Mário Vaz disse que negociações externas estáo esgotadas num encontro em que estiveram ausentes três dos partidos e a mesa do Parlamento.

O Presidente da Guiné-Bissau convidou os guineenses a se envolverem na solução interna dos problemas do país.

Num encontro com representantes dos partidos políticas nesta terça-feira, 20, José Mário Vaz considera que estão esgotadas as negociações externas e que chegou a altura de nova oportunidade para diálogo nacional.

Três partidos com assento no Parlamento (PAIGC, PCD e UM) não estiveram no encontro bem como a mesa do Parlamento.

Depois da Cimeira da CEDEAO no passado sábado, cujo comunicado, instou o Presidente da República a cumprir o Acordo de Conacri, numa comunicação de cerca de 10 minutos, Vaz afirmou que a altura é de uma nova oportunidade do diálogo nacional:

“Doravante convido a todos para entrarmos numa nova oportunidade do diálogo nacional, se quisermos salvar o nosso país e criar as melhores condições que nos permitam perspectivar o futuro com confiança. Os problemas foram criados na Guiné-Bissau e por nós os guineenses, por isso tem que ser nós os guineenses a encontrar a solução final”, disse o Presidente, que voltou a convidar ainda os partidos políticos, com assento parlamentar, a apesentarem novas propostas, que visem a saída da crise política.

O Chefe de Estado garantiu que “em nenhum momento durante a Cimeira de Abuja foi posta em causa a legitimidade ou continuidade quer do actual primeiro-ministro, quer do Governo.

Uma consideração alusiva às interpretações sobre a decisão dos Chefes de Estado da sub-região, que, entretanto, convidaram José Mário Vaz para respeitar o acordo de Conacri, conforme o qual, a figura do primeiro-ministro deve ser não só de confiança do Presidente da República, mas também de consenso, o que, no entender da CEDEAO, não foi o caso.

XS
SM
MD
LG