Links de Acesso

PR diz que coabitação tem sido excelente para a democracia cabo-verdiana


Jorge Carlos Fonseca, Presidente de Cabo Verde
Jorge Carlos Fonseca, Presidente de Cabo Verde

Jorge Carlos Fonseca adverte que o país deve fazer o trabalho de casa para conseguir financiamentos para a sua economia.

Cabo Verde deve fazer o seu trabalho de casa para tirar proveito dos fundos postos à disposição de África pelos Estados Unidos e outros espaços económicos, mas para isso terá de aproximar-se mais do continente, defendeu o Presidente da República do arquipélago.

Em entrevista à VOA aqui em Washington, Jorge Carlos Fonseca abordou também a relação entre ele e o primeiro-ministro, e considera positiva a experiência de coabitação entre eles apesar de terem apoios político-partidários diferentes.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:59 0:00
Faça o Download

Jorge Carlos Fonseca considera que a economia cabo-verdiana não cresce como esperado e que o país enfrenta o desafio de descobrir novas formas de financiamento da sua economia, em virtude do fim da ajuda pública ao desenvolvimento e aos reduzidos empréstimos concessionais. Para o Presidente da República de Cabo Verde há que fazer o trabalho de casa.

Neste sentido, Jorge Carlos Fonseca defende uma maior aproximação de Cabo Verde ao continente africano de modo a fazer ouvir a sua voz e a defender os seus interesses.

Desde 2011 e pela primeira vez, Cabo Verde tem um presidente e um primeiro-ministro apoiados por partidos e sensibilidades políticas diferentes.

Jorge Carlos Fonseca teve o apoio do MpD e de sectores próximos enquanto o primeiro-ministro José Maria Neves foi eleito com os votos do PAICV.

Fonseca considera que esta experiência está a ser muito rica e boa para a democracia cabo-verdiana.

Ele diz ainda que se fala muito em crispação, mas lembra que vetou três ou quatro leis e enviou outras tantas para o Tribunal Constitucional, enquanto aprovou mais de uma centena de leis do Governo.

"Desde 1992, com a instauração do sistema político, Cabo Verde nunca teve uma crise política séria", disse.

Era o presidente de Cabo Verde Jorge Carlos Fonseca em entrevista à VOA por ocasião da sua participação na Cimeira Estados Unidos-África aqui em Washington.

XS
SM
MD
LG