Links de Acesso

Portugal reforça apoio às vítimas do terrorismo em Moçambique 


Deslocados de Quitunda, Palma, Cabo Delgado, Foto: VAMOZ, Moçambique
Deslocados de Quitunda, Palma, Cabo Delgado, Foto: VAMOZ, Moçambique

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e de Cooperação de Portugal, Francisco André, está de visita a Moçambique, onde assinou, na segunda-feira (22), com o vice-ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, o Programa Estratégico de Cooperação Bilateral, no valor de 80 milhões de euros.

O governante português, que iniciou uma visita de quatro dias a Moçambique, disse que montante representa um aumento em mais 12 milhões de euros, relativamente ao pacote anterior, traduzindo o excelente relacionamento entre os dois países.

Portugal reforça apoio às vítimas do terrorismo em Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:28 0:00

"O trabalho está a correr bem, encontrámos mais coisas para fazer nos dois países; reforçar as áreas onde estamos a trabalhar e encontrar outras novas áreas onde vamos trabalhar; no pós-pandemia, Moçambique e Portugal precisam de fazer uma cooperação económica que seja justa e sirva para combater as desigualdades", realçou.

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e de Cooperação de Portugal anunciou ainda um Fundo de Apoio Humanitário a Cabo Delgado, no valor de 1.2 milhão de euros, destinado aos mais de 800 mil deslocados de guerra naquela província. O fundo reúne contribuições públicas e de empresas portuguesas presentes em Moçambique.

Refira-se que na semana passada, o embaixador português em Moçambique, Costa Moura, anunciou um outro programa de formação de centenas de jovens moçambicanos e de assistência humanitária em Cabo Delgado.

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e de Cooperação de Portugal, anunciou, por outro lado, que Moçambique vai receber na primeira quinzena de Dezembro, mais 200 mil doses da vacina contra Covid-19, doadas pelo Governo português.

Francisco André defende que nenhum país poderá vencer sozinho a luta contra esta pandemia, daí que Portugal tudo vai continuar a fazer para que o plano de vacinação em implementação pelo Governo moçambicano seja um sucesso.

XS
SM
MD
LG