Links de Acesso

Custo de portagens aumentou em Maputo


Portagem de Moamba, Maputo

Viaturas ligeiras terão de pagar mais 5 meticais na portagem de Matola e 40 na Moamba.

O custo das portagens da Matola e da Moamba, na província de Maputo, Moçambique, aumentou a partir desta sexta-feira, 1 de Dezembro.

As viaturas ligeiras terão de pagar mais 5 meticais na portagem de matola e 40 na Moamba.

Fenias Mazive, representante da TRAC
Fenias Mazive, representante da TRAC

Fenias Mazive, director de Manutenção e representante da Trans African Concessions (TRAC) no país dizque os transportes públicos e o semi-colectivo de passageiros, vulgo chapa-cem, legalmente registados, não estão abrangidos por essa medida, ou seja, vão continuar a pagar o que até agora vinham pagando.

A TRAC é a empresa que está a gerir a Estrada Nacional Número 4, uma via rápida que liga Maputo a Pretória, capital política sul-africana.

Inicialmente, a estrada ia do Porto de Maputo até Witbank, em território sul-africano, mas as necessidades determinaram que a rota fosse estendida até Pretória e a EN4 tem agora um total de seiscentos quilómetros.

Novas portagens em Maputo
Novas portagens em Maputo

A EN4 integra o chamado Corredor de Desenvolvimento de Maputo e foi concebida para ajudar a promover o intercâmbio comercial entre Moçambique e África do Sul.

A gestão da estrada é feita mediante um contrato assinado entre os governos dos dois países e a TRAC, que dá direito à empresa de gerir a via durante 30 anos, ao fim dos quais deve devolver a infra-estrutura aos estados moçambicano e sul-africano.

Neste momento, circulam pela Estrada Nacional Número 44 mil viaturas, por dia.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG