Links de Acesso

População do Soyo agastada com dificuldades no registo eleitoral


 Balcao Unico de Atendimento ao Publico BUAP (Foto de arquivo)
Balcao Unico de Atendimento ao Publico BUAP (Foto de arquivo)

Há apenas um posto de registo para cerca de 200 mil habitantes

Já só faltam sete meses para a realização das eleições gerais em Angola, ecresce a preocupação dos eleitores em estarem prontos para votar em Agosto próximo.

Soyo só com um balcão para registo eleitoral – 1:46
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:45 0:00

Para isso os cidadãos com ou maiores de dezoito anos de idade terão de fazer a actualização e outros deverão efectuar o seu registo.

No município petrolífero do Soyo, na província do Zaire chega- nos o clamor dos moradores tudo porque só há disponível um posto do Balcão Único de Atendimento ao Público, BUAP, e as dificuldades são muitas.

O município petrolífero do Soyo tem mais de 200.000 habitantes para um único posto de atendimento BUAP e os moradores queixam-se e pedem que se abram mais postos porque com um só posto vai ser difícil o registo eleitoral e actualização para se estar habilitado ao voto.

"Já imaginaram a sede do município do Soyo com mais de duzentos mil habitantes ter apenas um BUAP? É complicado", disse um residene que se identificou como Paulo.

Este morador disse haver mais facilidades de registo em zonas onde há um número maior de cidadãos estrangeirosprovenientes dos dois Congos, que, segundo disse, conseguem obter Bilhete de Identidade por esquemas pouco claros.

"Os BUAPs funcionam mais nas comunas fronteiriças como Nsumba-Pedra do Feitiço e nestas zonas moram mais cidadãos estrangeiros”, disse.

“Estes têm mais facilidades em fazer o registo e até obter Bilhete de Identidade angolano mas nós aqui na sede do município só temos um posto a atender por dia menos de 20 pessoas", afirmou

Isaak Suzana, outro morador do Soyo diz que por três ocasiões tentou fazer actualização sem sucesso.

"A situação não está nada boa aqui, aquilo tem sido uma luta, uma confusão, ora dizem que não há sistema, ora dizem que o computador avariou ou outro equipamento”, disse .

Outro morador que diz chamar-se Adão afirma não entender as razões de terem disponibilizado apenas um posto do BUAP numa cidade com tanta população como o Soyo.

"Desde que isto começou não consigo me registar, sempre que vou não me atendem", acrescentou.

A VOA tentou contactar a administração municipal do Soyo, bem ao lado onde funciona o único posto de atendimento BUAP, mas sem sucesso.

XS
SM
MD
LG