Links de Acesso

Pompeo diz que Trump está a criar uma nova ordem liberal


Pompeo falou sobre política externa em Bruxelas

Secretário de Estado refuta que Washington actue de forma unilateral e acusa Irão e China pela instabilidade mundial

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está a criar uma nova ordem mundial sustentada pela liderança e pela democracia norte-americana, disse o secretário de Estado a diplomatas em Bruxelas nesta terça-feira, 4.

Mike Pompeo responsabiliza o Irão e a China pela instabilidade no mundo.

“Nas melhores tradições da nossa grande democracia, estamos a congregar as nações nobres a criarem uma nova ordem liberal que evite a guerra e obtenha uma prosperidade maior”, disse Mike Pompeo num discurso sobre política externa.

Com o Presidente Trump,Pompeo assegurou que os Estados Unidos não “a abandonar a liderança internacional ou nossos amigos no sistema internacional”.

Pompeo criticou os governos do Irão e da China de criarem instabilidade no mundo e refutou que Washington esteja a agir de forma unilateral.

“Mesmos os nossos amigos europeus dizem às vezes que não estamos a agir no interesse do mundo livre. Isto é totalmente errado”, assegurou o secretário de Estado.

“Estamos a agir para preservar, proteger e impulsionar um mundo aberto, justo, transparente e livre de Estados soberanos. Este projecto exigirá a restauração verdadeira, não fingida, da ordem liberal entre as nações, exigirá uma América assertiva e liderança não somente do meu país, mas de democracias de todo o mundo”, afirmou o chefe da diplomacia americana.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG