Links de Acesso

Pompeo discute detalhes da desnuclearização na Coreia do Norte


Mike Pompeo cumprimenta Kim Yong Chol.

Pompeo espera pressionar a Coréia do Norte a definir um cronograma para encerrar o seu programa nuclear e traçar detalhes de como isso pode ser feito.

O secretário de Estado, Mike Pompeo, terminou o primeiro dos dois dias de conversas, nesta sexta-feira, na Coreia do Norte sobre o fim do programa de armas nucleares de Pyongyang.

As reuniões acontecem numa altura em que há relatos de avaliações da inteligência norte-americana de que o líder norte-coreano Kim Jong Un continua a desenvolver a infraestrutura para o seu programa nuclear.

As discussões retomam sábado.

Pompeo foi indicado pelo presidente Donald Trump para supervisionar a promessa de Kim, na Cimeira de Singapura, mês passado, de desnuclearizar a península coreana.

O chefe da diplomacia americana reuniu, na sexta-feira, com o alto funcionário do partido que governa a Coreia e ex-chefe de inteligência, Kim Yong Chol. É a terceira visita de Pompeo, este ano, à Coreia do Norte, e a primeira em que ele passará a noite.

Cronograma e detalhes

Na Cimeira de Singapura, Kim concordou com a "completa desnuclearização" da península coreana, mas não havia detalhes de como e quando isso iria ocorrer.

Pompeo espera pressionar a Coréia do Norte a definir um cronograma para encerrar o seu programa nuclear e traçar detalhes de como isso pode ser feito.

Mas, nos últimos dias, circularam notícias nos EUA mostrando imagens do que se diz ser a expansão dos edifícios nucleares na Coreia do Norte.

Trump, no entanto, continuou a se orgulhar dos resultados da cimeira, mesmo perante o cepticismo de alguns legisladores dos EUA.

Um dia depois da cimeira, Trump declarou: "Todos agora podem se sentir muito mais seguros do que no dia em que tomei posse. Não há mais uma ameaça nuclear da Coreia do Norte".

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG