Links de Acesso

Pompeo discute detalhes da desnuclearização na Coreia do Norte


Mike Pompeo cumprimenta Kim Yong Chol.

Pompeo espera pressionar a Coréia do Norte a definir um cronograma para encerrar o seu programa nuclear e traçar detalhes de como isso pode ser feito.

O secretário de Estado, Mike Pompeo, terminou o primeiro dos dois dias de conversas, nesta sexta-feira, na Coreia do Norte sobre o fim do programa de armas nucleares de Pyongyang.

As reuniões acontecem numa altura em que há relatos de avaliações da inteligência norte-americana de que o líder norte-coreano Kim Jong Un continua a desenvolver a infraestrutura para o seu programa nuclear.

As discussões retomam sábado.

Pompeo foi indicado pelo presidente Donald Trump para supervisionar a promessa de Kim, na Cimeira de Singapura, mês passado, de desnuclearizar a península coreana.

O chefe da diplomacia americana reuniu, na sexta-feira, com o alto funcionário do partido que governa a Coreia e ex-chefe de inteligência, Kim Yong Chol. É a terceira visita de Pompeo, este ano, à Coreia do Norte, e a primeira em que ele passará a noite.

Cronograma e detalhes

Na Cimeira de Singapura, Kim concordou com a "completa desnuclearização" da península coreana, mas não havia detalhes de como e quando isso iria ocorrer.

Pompeo espera pressionar a Coréia do Norte a definir um cronograma para encerrar o seu programa nuclear e traçar detalhes de como isso pode ser feito.

Mas, nos últimos dias, circularam notícias nos EUA mostrando imagens do que se diz ser a expansão dos edifícios nucleares na Coreia do Norte.

Trump, no entanto, continuou a se orgulhar dos resultados da cimeira, mesmo perante o cepticismo de alguns legisladores dos EUA.

Um dia depois da cimeira, Trump declarou: "Todos agora podem se sentir muito mais seguros do que no dia em que tomei posse. Não há mais uma ameaça nuclear da Coreia do Norte".

XS
SM
MD
LG