Links de Acesso

Polícia prende suspeitos falsificadores de moedas em Manica


Imagem de arquivo.

Nos mercados informais, as queixas de burlas com notas falsas são frequentes.

Quatro indivíduos suspeitos de fazer parte de uma rede de falsificadores de moeda foram detidos, esta semana, pela Polícia, na província moçambicana de Manica.

Eles foram encontrados com notas falsas e a tentar trocar em mercados informais dos distritos de Sussundenga e Barue, disse a Polícia a VOA, nesta quinta-feira, 11.

Polícia desmantela rede de falsificadores de moeadas em Manica
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:23 0:00

Suspeita-se que o grupo produzia notas falsas de 1000 meticais e 100 dólares americanos, que usava, nos mercados informais, em compras insignificantes a fim de obter troco em dinheiro real.

Nessas manobras, muitos comerciantes foram burlados.

Elcidia Filipe, porta-voz da Policia de Manica, disse também que a rede de falsificadores de moeda recorria aos mercados informais para “cambiar” os valores, porque os comerciantes não têm máquinas de teste de originalidade de moedas, o que facilitava o esquema de burla do grupo.

“Em Sussundenga, os dois indivíduos foram detidos com cinco mil meticais em notas falsas, e em Barue os outros dois indivíduos foram detidos com oito mil em notas falsas de meticais e dólares, agindo no mesmo modus operandis” disse Filipe.

Nos mercados informais, as queixas de burlas com notas falsas são frequentes.

A VOA fez-se ao “38mm”, o maior mercado informal da capital de Manica, Chimoio, tendo vários comerciantes insistido na necessidade de uma actuação da Polícia para conter o fenómeno.

Tiago José, comerciante, contou que uma vez foi burlado em dois mil meticais, por jovens que compraram sapatos usados.

Um outro comerciante, Frederico Dade, relatou um caso de burla por um grupo de jovens que foi ao seu estabelecimento comprar bebidas.

“Fiquei desconfiado. Cada um tirava notas de mil meticais para pagar um produto de 45 meticais, e na compra seguinte tirava outra nota de mil, e não o troco”, disse Dade.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG