Links de Acesso

Polícia moçambicana detém 23 etíopes indocumentados a caminho da África do Sul


Foram detidos enquanto dormiam e encontram-se desnutridos

A polícia moçambicana prendeu em Manica 23 etiopes indocumentados no cruzamento de Vanduzi, quando tentavam atravessar o país em direcção à Africa do Sul, supostamente à procura de melhores condições de vida, soube a VOA junto de várias fontes.

Os etíopes foram detidos enquanto dormiam e estão mantidos nas celas do posto policial de Vanduzi, aguardando os trâmites para o seu repatriamento.

O grupo foi detido quando tentava atravessar um controlo policial e os seus integrantes apresentam-se pálidos por falta de alimentaçao durante a viagem, disse Mateus Mindu, oficial de imprensa no comando da Policia de Manica.

Um dos imigrantes disse naquela esquadra que “a falta de trabalho e oportunidades de vida, levam muitos a arriscar nas viagens”.

Contudo, o porta-voz da Migraçâo, Jorge Machava, disse que os 23 imigrantes estavam sendo transportados numa carrinha de 15 lugares

Machava reconheceu a vulnerabilidade das fronteiras moçambicanas, mas assegurou que o trabalho com a Policia tem evitado o pior.

Em Janeiro, Moçambique repatriou 11 malawianos indocumentos conduzidos por um guia, que geralmente suborna agentes para passagens livres.

XS
SM
MD
LG