Links de Acesso

Política Americana: A minha luta é legítima e eu espero ganhá-la, diz congressista Ilhan Omar


Ilhan Omar, congressista eleita pelo Minnesota
Ilhan Omar, congressista eleita pelo Minnesota

A congressista democrata eleita pelo Minnesota, Ilhan Omar, disse estar numa luta legítima pelos direitos das minorias americanas e contra o ódio e que espera ganhar essa luta.

Omar falava sobre a controvérsia à volta de várias declarações que ela fez sobre Israel e sobre os ataques de 11 de Setembro de 2001 numa reunião com figuras proeminentes da comunidade somali-americana na sexta-feira, 26 de Abril.

A congressista, os tweets de Trump e as ameaças de morte
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:48 0:00

Numa entrevista à VOA depois da reunião, Ilhan Omar disse que a controvérsia é apenas produto do ódio e da ignorância, conduzidos essencialmente pelo Presidente Donald Trump e pelos seus apoiantes de extrema direita.

“A controvérsia existe apenas porque o Presidente dos Estados Unidos e os seus apoiantes não estão felizes que uma muçulmana, uma refugiada, uma mulher de cor de uma minoria tem voz própria sobre o mau comportamento e erros da sua liderança”, disse Omar.

“Temos um Presidente que acredita que não estamos aqui, que nos tem atacado - às minorias americanas e às pessoas de cor - desde 2015. Agora, quando temos uma oportunidade e uma plataforma para falarmos ele quer silenciar as nossas vozes legítimas”, acrescentou Omar.

“Acredito que estou numa luta legítima e eu espero vencê-la", disse.

Respondendo à questão colocada por vários apoiantes na reunião sobre porquê que como congressista caloira ela escolheu entrar em acesas controvérsias, quando podia manter uma postura mais discreta, Omar respondeu: "Não fui eleita para estar quieta ou ser invisível".

Mohamed Olad Hassan

Ilhan Omar, história de sucesso americano com sabor somáli
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:03 0:00

XS
SM
MD
LG