Links de Acesso

Polícia usa a força contra motoristas que exigiam melhores condições em Nampula


Camionista algemado pela Polícia, Nampula, Moçambique
Camionista algemado pela Polícia, Nampula, Moçambique

"Nós é que carregamos o medicamento, o armamento; nós é que alimentamos o país, por isso, é triste não termos o valor e o humanismo que merecemos”, disse Francisco Nhambir, que participou na frustrada marcha em Nampula.

A Polícia de Moçambique usou a força para travar uma manifestação pacífica de camionistas de Nampula, que exigiam melhores condições laborais.

“Em Nampula estão 19 (camionistas) detidos”, disse, à imprensa, António Ferro, presidente da Associação Moçambicana dos Motoristas (AMMO), que organizou a reivindicação em várias partes do país.

Polícia usa a força contra motoristas que exigiam melhores condições em Nampula
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:44 0:00

Alguns camionistas foram algemados na manifestação previamente comunicada ao Comando da Polícia daquela cidade, que é a principal do norte de Moçambique.

Os camionistas exigem a melhoria de salários, reconhecimento profissional, contratos laborais e canalização das suas contribuições ao sistema de segurança social.

“Nós é que carregamos o medicamento, o armamento; nós é que alimentamos o país, por isso, é triste não termos o valor e o humanismo que merecemos”, disse Francisco Nhambir, que participou na frustrada marcha em Nampula.

Como exemplo da injustiça, Nhambir disse que em caso de acidente, o camionista é expulso da empresa sem qualquer direito.

Promessas não cumpridas

Salimo Cuinica disse que não é justo os camionistas serem multados por avarias mecânicas, que deveriam ser da responsabilidade das empresas.

A AMMO disse que organizou a manifestação após notar que as entidades patronais não cumpriram, em 15 dias, a promessa de resolver as queixas dos camionistas, tal como haviam prometido num encontro com o Governo, em novembro.

Os camionistas prometem continuar a reivindicar os seus direitos até as promessas serem cumpridas.

O presidente da Associação dos Transportadores Terrestres de Nampula, Luís Vasconcelos, disse que a greve terá implicações na economia.

XS
SM
MD
LG