Links de Acesso

Polícia moçambicana diz que atacantes de Cabo Delgado não têm rosto


Praça na vila de Palma, Cabo Delgado, Moçambique
Praça na vila de Palma, Cabo Delgado, Moçambique

As forças de Defesa e Segurança de Moçambique dizem que ainda não têm pista dos mandantes dos ataques, que ocorrem na província de Cabo Delgado.

O último ataque reportado matou, pelo menos, 11 pessoas, a 26 de Junho, em Quionga, Palma.

Polícia moçambicana diz que atacantes de Cabo Delgado não têm rosto
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:25 0:00

O mesmo foi confirmado pelo Comandante Geral da Polícia da República de Moçambique, Bernardino Rafael, que reuniu, no dia 30 de Junho, em Mtwara, com o seu homólogo tanzaniano, Simon Siro.

“Neste momento eles não apresentam a cara e os que são encontrados também têm muita dúvida de precisão de informações que nos pudessem conduzir a encontrar os mandantes ou aqueles que são dirigentes dos malfeitores”, disse Rafael.

Neste ataque, os insurgentes usaram uma nova táctica. Trajavam fardamento militar e fazima-se passar de elementos das Forças de Defesa e Segurança do país, relatam sobreviventes ao ataque.

“Estavam vestidos com fardamento da tropa, mandaram-nos sentar alegando que o comandante queria falar connosco e de seguida começaram a disparar”, disse um dos sobreviventes no Hospital Regional de Mtwara, na Tanzânia.

Para o analista José Machicane está nova forma de actuar adensa a preocupação.

“O uniforme terá sido usurpado numa unidade das Forças Armadas de Moçambique ou então terá sido encomendado algures (…) situações que revela algum grau de organização e consertação” diz Machicane.

Reporta-se que um dos capturados nesse ataque pertence ao grupo que recentemente foi restituído a liberdade pelo Tribunal de Pemba por insuficiência de provas.

Nos distritos alvos de ataques, além das ricas florestas com madeira, filões de rubis e ouro, existem reservas de gás natural que serão exploradas pelas maiores petrolíferas do mundo.

“Nós estamos prontos para garantir o processo de início de exploração de gás natural liquefeito na bacia do Rovuma”, assegura Rafael.

XS
SM
MD
LG