Links de Acesso

Polícia intervém para impedir ataque às sedes do PRS e FNLA em Malanje


Rua de Malanje
Rua de Malanje

Delegados de listas clamam por pagamento de subsídios eleitorais

Efectivos da Polícia Nacional (PM) foram mobilizados na segunda-feira, 29, para dispersar delegados de lista dos partidos políticos Renovação Social (PRS) e Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) que pretendiam invadir as respectivas sedes na província angolana de Malanje, alegadamente por não terem recebido seus subsídios pelo trabalho realizado nas eleições gerais.

Em momentos diferentes, algumas dezenas de ficais do PRS tentaram apoderar-se da respectiva sede, quatro deles foram levados ao Comando Municipal da PN e libertados horas mais tarde.

Sede do partido PRS em Malanje
Sede do partido PRS em Malanje

António Muhumeno não participou do movimento reivindicativo mas esteve esta terça-feira, 30, na sede do partido.

“O problema que nos trouxe aqui é dos valores monetários, depois de nós termos trabalhado não nos dão valor, estamos a vir e sempre estão a nos dar giro”, disse.

Dos cerca de dois mil fiscais mobilizados pelo PRS para os 14 municípios de Malanje, 1.800 participaram do processo de votação, disse o secretário provincial, Balduíno Daniel, que diz ter recebido informações da direcção do partido que os subsídios serão pagos ainda nesta semana.

Balduíno Manuel Secretário Provincial do PRS em Malanje
Balduíno Manuel Secretário Provincial do PRS em Malanje

“Tivemos um contacto com a direcção na pessoa do nosso secretário-geral (Rui Malopa), que nos pronunciou que até na sexta-feira, 2, nós teremos alguma luz para atender os delegados de lista”, afirmou, ao justificar que “a enchente é devido à desinformação e ansiedade do povo [delegados] que esperavam obter já o subsidio pelo desempenho que tiveram durante o processo eleitoral”.

Outra tentativa de manifestação e destruição de meios do partido histórico FNLA foi impedida por agentes da corporação.

"Eu não havia de abandonar os meus filhos para vir brincar aqui", diz delegada de lista do APN
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:53 0:00

O secretário provincial do partido, Jacinto Dala, teve de se deslocar nesta terça-feira, 30, a Luanda para junto da direcção central do partido para resolver o pagamento dos subsídios de 1.070 delegados de lista.

Na UNITA, o secretário local, Mardanês Calunga, garantiu que os militantes do partido prestaram um serviço à pátria sem qualquer contrapartida financeira.

Mardanes Calunga, coordenador provincial da FPU em Malanje
Mardanes Calunga, coordenador provincial da FPU em Malanje

A satisfação é visível no seio dos delegados de lista do Partido Humanista de Angola que iniciou o pagamento dos subsídios sem atrasos.

“Vim à busca da remuneração que o partido prometeu nos dar para as pessoas que trabalharam como delegado de lista, delegado suplente e supervisor. O processo está célere e estamos a ser bem atendidos até agora”, justificou o delegado de lista João Paciência.

Manuel Chinha, coordenadora provincial do Partido Humanista de Angola em Malanje
Manuel Chinha, coordenadora provincial do Partido Humanista de Angola em Malanje

A coordenadora provincial do PHA, Manuela Chinha confirma.

“Não há nenhum conflito, estamos a atender todos eles, começamos no dia 24 [das eleições gerais] até ao momento. Já atendemos muitos, inclusive os dos municípios também”, afirmou.

Acompanhe as eleições em Angola com a VOA

XS
SM
MD
LG