Links de Acesso

Em Paris: Confrontos entre polícia e manifestantes do 'colete amarelo' leva centenas à prisão


Protestos em França
Protestos em França

A polícia francesa disparou bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes “coletes amarelos” no centro de Paris neste sábado, 8 de Dezembro, no início de uma manifestação planeada contra o alto custo de vida sob o governo do presidente Emmanuel Macron.

Uma porta-voz da polícia disse a repórteres que havia cerca de 1.500 manifestantes na avenida Champs-Élysées (Campos Elísios) e autoridades disseram que 211 pessoas foram presas depois de a polícia ter encontrado objectos como martelos, tacos de beisebol e bolas de metal.

Os manifestantes reuniram-se em volta do Arco do Triunfo, que foi vandalizado, carros têm sido incendiados e lojas saqueadas.

O ambiente em Paris e por várias outras cidades francesas é de revolta e violência. Os franceses exigem que o Presidente Macron, que até ao momento não se pronunciou, volte a atrás na sua decisão de aumento do preço do combustível e outros impostos.

Esta não é a primeira manifestação dos coletes amarelos em França. A 1 de Dezembro, Paris esteve a ferro a fogo, o que resultou na detenção de 400 pessoas e 144 feridos.

Paris sob tensão devido a aumento no imposto sobre combustível
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:56 0:00

Na terça-feira, o primeiro-ministro Edouard Philippe anunciou que o governo ia suspender os aumentos planeados para os impostos de combustível por pelo menos seis meses para ajudar a neutralizar semanas de protestos, a primeira reviravolta de Macron desde que chegou ao poder há 18 meses.

Cerca de 90 mil policias foram mobilizados em toda a França no sábado, cerca de oito mil deles em Paris.

Manifestacoes em Paris a 8 de Dezembro 2018
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:23 0:00

XS
SM
MD
LG