Links de Acesso

Polícia detém activista do Mudei em Luanda


Contingente das forças policiais angolanas. Largo do Kinaxixi, Luanda. 25 de Agosto, Angola
Contingente das forças policiais angolanas. Largo do Kinaxixi, Luanda. 25 de Agosto, Angola

Agentes impediram uma manifestação e detiverem pessoas depois falarem com jornalistas

O activista angolano Zola Mandela, do movimento cívico, Mudei, que monitorou a contagem dos votos nas eleições de 24 de Agosto, foi detido por agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC) nesta quarta-feira, 14, em Luanda, véspera da posse do Presidente e da vice-presidente que acontece amanha.

A Polícia Nacional (PN) também impediu hoje uma manifestação prevista para ter início no Cemitério de Santa Ana e deteve várias pessoas.

A prisão de Zola Mandela, foi dada a conhecer pelo Mudei no Twitter.

"Sem qualquer mandato judicial entraram na casa dele enquanto almoçava, familiares e moradores do bairro Distrito Urbano do Cacuaco tentaram impedir a prisão, mas sem sucesso", lê-se no post.

Há informações não confirmadas oficialmente de que o activista Alexandre Simão Bolívar, da Sociedade Civil Contestatária, também foi detido ontem na sua residência, em Viana.

Por outro lado, a agência portuguesa Lusa informou que três pessoas foram detidas depois de terem sido entrevistadas pelos seus jornalistas na capital.

As principais avenidas e ruas de Luanda acordaram hoje com uma forte presença de efectivos da Polícia Nacional (PN), numa clara demonstração de força e prontidão para intervir em qualquer situação de desordem pública, na véspera da posse do Presidente e da vice-Presidente da República.

O comandante-geral da Polícia Nacional, Arnaldo Carlos, garantiu, que as forças estão em prontidão para garantir segurança às pessoas e instituições democraticamente constituídas.

XS
SM
MD
LG