Links de Acesso

Política ambiental do Brasil criticada pela HRW


Human Rights Watch aponta retórica contra direitos humanos de Jair Bolsonaro
Human Rights Watch aponta retórica contra direitos humanos de Jair Bolsonaro

A organização não governamental Human Rights Watch (HRW) criticou a política ambiental do Governo brasileiro, com ameaças à floresta e a comunidades que vivem na Amazónia.

O aumento do desmatamento estaria relacionado a um afrouxamento por parte dos órgãos de fiscalização, bem como da polícia do Governo de Jair Bolsonaro que, segundo a organização, é claramente contra o ambiente e contra os direitos humanos.

Entre vários casos citados, a HWR escreve que de Janeiro a Setembro de 2019, o número de multas por desmatamento ilegal caiu 25 por cento em relação ao mesmo período de 2018.

A organização elenca também a morte de indígenas por quem chama de "ladrões de terras" e apontou o dedo à política do Governo.

Maria Laura Canineu, directora da HRW no Brasil, afirmou que " retórica do Presidente Bolsonaro juntamente com as ações e retórica do ministro do Meio Ambiente criaram um ambiente de permissividade na Região Amazônica, um ambiente em que essas máfias, essas redes criminosas agem com absoluta impunidade".

A organização de defesa dos direitos humanos cita ainda outras violações, como "perseguição aos meios de comunicação e a organizações não-governamentais e adopção pelo Oresidente Jair Bolsonaro de uma agenda contra os direitos humanos".

A Presidência da República não reagiu e o ministro do Ambiente prefere analisar primeiro o relatório da HRW.

XS
SM
MD
LG