Links de Acesso

“Poemas de Neto atraíram muitos artistas para o canto”, afirma o sociólogo Analtino Santos


Agostinho Neto
Agostinho Neto

Palestra recorda Agostinho Neto, cujo aniversário natalício é celebrado a 17 de Setembro, que desde 1980 é dia do Herói Nacional.

O Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN) acolheu uma palestra no passado dia 21 de Setembro subordinada ao tema “Poesia de Agostinho Neto no imaginário da música popular angolana”, proferida pelo investigador e sociólogo Analtino Santos.

Santos disse que “carregados de incentivos à luta para a independência de Angola, os poemas de Neto atraíram muitos artistas para o canto. Os músicos de então não encontravam dificuldades para musicar os poemas de Neto. O sentido da necessidade de independência estava acima de tudo”.

A palestra constou da programação cultural do MAAN em homenagem a Agostinho Neto, cujo aniversário natalício é celebrado a 17 de Setembro, que desde 1980 é dia do Herói Nacional.

Agostinho Neto nasceu em 1922 na localidade de Kaxicane, Município de Icolo e Bengo, na Província do Bengo. Imigrou para Portugal com o objectivo de cursar medicina.

Foi durante os seus dias de estudante universitário em Lisboa, que Neto iniciou o seu apoio à ideias e actividades nacionalistas. Por causa disso, foi preso diversas vezes.

Agostinho Neto faleceu a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo, aos 56 anos, vítima de doença, após quatro anos de presidência.

Acompanhe:

“Poemas de Neto atraíram muitos artistas para o canto”, afirma o sociólogo Analtino Santos
please wait

No media source currently available

0:00 0:18:31 0:00

XS
SM
MD
LG