Links de Acesso

PM são-tomense refuta conclusões sobre consumo de álcool por menores que diz desconhecer


Jorge Bom Jesus acusa pesquisadora Isabel de Santiago de "falta de patriotismo"
Jorge Bom Jesus acusa pesquisadora Isabel de Santiago de "falta de patriotismo"

O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, rejeitou a conclusão de um estudo da pesquisadora Isabel de Santiago, que concluiu que as crianças bebem mais álcool do que leite, e prometeu "averiguar" o conteúdo do mesmo.

As conclusões finais do estudo da pesquisadora portuguesa mas natural de São Tomé e Príncipe, do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Universidade de Lisboa (FMUL), sobre o consumo de álcool e drogas pelos jovens são-tomenses, serão publicadas em Junho na revista Acta Médica Portuguesa.

A especialista em saúde pública entrevistou mais de 16 mil alunos do ensino público e concluiu que cerca de 58 por cento dos rapazes e 43% das meninas em idade escolar consomem álcool.

"Eu lamento profundamente", disse Jorge Bom Jesus aos jornalistas neste sábado, 4, durante a cerimónia oficial de celebração do Dia do Rei Amador, em São Tomé, e prometeu uma resposta no momento prórpio.

"O Governo tem responsabilidades e nós precisamos, de facto, de averiguar essas informações, esses documentos, se é que houve inquérito, estatísticas. Queremos ver a própria cientificidade destes estudos", acrescentou Bom Jesus ,,que disse refutar "liminarmente esta tese" de que as crianças bebem mais álcool do que leite.

"No país bebe-se muito chá, tradicionalmente, muitas infusões. Pode haver um ou outro caso esporádico, como existe em qualquer país, relativamente ao alcoolismo, mas em relação a esta faixa etária de criança é quase uma caricatura", disse o Chefe do Executivo que acusou a investigador de “falta de espírito patriótico”, em virtude da pesquisadora ser natural de São Tomé e Príncipe.

Uma das constatações de Isabel Santiago é a inexistência de uma política de comunicação e educação em saúde, de estudos sobre o consumo de álcool e drogas pelos jovens e uma pobreza extrema.

Além disso, ressalta, o acesso às bebidas alcoólicas gera indiretamente um aumento do número de casos de abusos sexuais.

XS
SM
MD
LG