Links de Acesso

PM são-tomense abre inquérito a protestos violentos que deixaram um morto e vários feridos


Em causa pastor detido na Costa do Marfim alegadamente por denegrir IURD

O primeiro-ministro são-tomense anunciou a abertura de um inquérito para apurar responsabilidades à volta dos tumultos registados na quarta-feira, 16, na capital do país, que resultaram na morte de um adolescente de 12 anos e vários feridos

Jorge Bom Jesus lamentou a morte do adolescente e condenou a violência.

“O Governo informa que já não vai tolerar mais actos desta natureza e tudo fará para apurar as responsabilidades”, garantiu nesta quinta-feira, 17.

Por seu lado, o Parlamento anunciou ariação de uma comissão que deverá deslocar-se à Costa do Marfim para se inteirar da situação do cidadão são-tomense detido naquele país.

Tumultos em São Tomé resultam em um morto
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:02 0:00

Protestos violentos

Um morto, várias viaturas foram incendiadas e cinco sedes da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) destruídas na tarde de ontem quando centenas de pessoas saíram às ruas para exigir o repatriamento de um pastor daquela igreja detido na Costa do Marfim, supostamente por ter denegrido a imagem da denominação.

A vítima mortal foi atingida por uma bala da polícia quando os manifestantes tentavam invadir a sede da IURD, depois de se terem manifestado junto da sede da Assembleia Nacional.

Os manifestantes atiraram pedras contra a polícia e queimaram viaturas e pneus.

O Comandante geral da Polícia de Segurança Pública, (PSP), Roldão Boa Morte, disse que a polícia não tinha outros meios para travar a fúria dos manifestantes e teve de usar balas verdadeiras.

Um bispo brasileiro da IURD deslocou-se a São Tomé e Príncipe para acompanhar a situação e também fará parte da delegação.

Março Marinho garantiu que o cidadão são-tomense detido na Costa do Marfim está são e salvo e garante que a IURD tudo fará com vista ao seu repatriamento.

“O Pastor está vivo e esta comissão irá tirar todas as duvidas da população”, garantiu o bispo da IURD.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG