Links de Acesso

PM guineense em negociações para formar Governo


Aristides Gomes em contactos

Nova delegação da CEDEAO está em Bissau

O Presidente guineense, José Mário Vaz, esteve por algumas horas nesta terça-feira, 24, no Senegal para um encontro com o seu homólogo senegalês, Macky Sall, no âmbito do processo em curso na Guiné-Bissau.

Enquanto isso, já se encontra em Bissau mais uma missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidenta (CEDEAO).

A missão, segundo fontes diplomáticas, pretende acompanhar, no terreno, o processo das negociações em curso com vista à formação do novo Governo, que deve incluir membros do PAIGC e do PRS.

O consenso parece não estar ainda a dominar a articulação politica, entre os actores envolvidos no actual cenário, disse uma fonte ligada ao processo das negociações, não obstante, o Chefe do Executivo já ter concluído a estrutura orgânica do seu Governo.

A mesma fonte avançou à VOA haver o registo de alguma disputa por algumas certas pastas ministeriais, entre os diferentes sectores políticos que devem integrar o Governo.

Esta situação, de certa forma, está a dificultar o primeiro-ministro na sua corrida contra-relógio para a formação da sua equipa governamental, sublinhou, por seu lado, um alto dirigente político, também, envolvido nas negociações.

Informações disponíveis apontam que, durante esta semana, o país vai ter um Governo que vai organizar as eleições previstas para 18 de Novembro.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG