Links de Acesso

PM de Cabo Verde garante que vice-primeiro-ministro não sai do Governo


Ulisses Correia e Silva reage à polémica

Olavo Correia é acusado de ter feito aprovado uma lei que favorece uma empresa de que é accionista

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, garantiu que o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças não sai do Governo, na sequência das polémicas levantadas à volta da lei sobre o aumento das taxas alfandegárias para a importação de produtos lácteos e sumos naturais.

A oposição diz que a legislação foi aprovada para favorecer uma empresa de que Olavo Correia é accionista.

PM de Cabo Verde diz que vice-primeiro-ministro não sai do Governo - 1:29
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:29 0:00

Nas primeiras declarações sobre o caso, nesta terça-feira, 6, Correia e Silva considera que a oposição não é responsável pela composição do Executivo epor isso não cabe a ela pedir o afastamento ou não de um membro do Governo.

O chefe do Executivo defende o ministro das Finanças, afirmando que se está a montar uma cabala política à volta de uma lei para defender a indústria nacional aprovada no Parlamento, incluindo com os votos do PAICV, na oposição.

Ulisses Correia e Silva reafirmou que a proposta para aumento das taxas aduaneiras foi da Câmara de Comércio do Sotavento, apesar de, segundo um documento apresentado no parlamento pelo PAICV, constar que a proposta era da empresa em causa.

"A proposta vem da Câmara de Comércio é aprovada pelo parlamento, não é aprovada pelo ministro, nem por despacho do ministro, nem pelo governo", sublinhou o Chefe do Governo para quem a legislação "é dirigida à indústria e não a uma empresa concreta".

"Só uma ligação maldosa é que pode provocar esta relação de causa e efeito de uma lei a uma pessoa e a uma empresa em concerto", concluiu Ulisses Correia e Silva.

O PAICV, na oposição, e vários observadores pediram a demissão do vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia.

O MpD, partido que sustenta o Governo, reiterou o seu apoio ao governante.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG