Links de Acesso

Piloto do helicóptero de Kobe Bryant violou proibição de voar por entre as nuvens


Mural a Kobe Bryant na Bósnia
Mural a Kobe Bryant na Bósnia

O piloto do acidente de helicóptero em Janeiro de 2020 que matou o astro da NBA Kobe Bryant, a sua filha e sete outras pessoas foi "legalmente proibido" de voar por entre as nuvens, mas o fê-lo mesmo assim, disse o presidente do US National Transportation Safety Board na terça-feira, 9 de Fevereiro.

O piloto Ara Zobayan disse aos controladores de tráfego aéreo que o seu helicóptero estava a sair das nuvens pesadas quando na verdade estava descendo imediatamente, antes de bater numa encosta perto da cidade de Calabasas, disse a agência em Junho. As acções de Zobayan estiveram em foco na investigação da queda do helicóptero Sikorsky S-76B fora de Los Angeles em terreno montanhoso.

O presidente do NTSB, Robert Sumwalt, disse que o piloto "voava sob ordens de vôo visual ou VFR que o proibiam legalmente de penetrar nas nuvens", mas ele continuou nas nuvens.

O conselho reuniu para votar sobre a causa provável do acidente.

O conselho vai "discutir se o piloto enfrentou pressão para concluir o vôo. Quais eram as expectativas do piloto de acordo com a política da empresa? Se ele pressionou a si mesmo e que acções poderia ter tomado para evitar voar para as nuvens?" disse Sumwalt.

Zobayan morreu no acidente.

O conselho disse que os pilotos podem ficar confusos sobre a altitude e a aceleração de uma aeronave quando não conseguem ver o céu ou a paisagem ao redor. Sumwalt disse que o conselho "discutirá o fenómeno da desorientação espacial, que é a poderosa sensação que confunde os pilotos que perdem a referência visual e quais tipos de treino podem ser eficazes para combater esse efeito."

O conselho disse anteriormente que um exame dos motores e rotores do helicóptero não encontrou nenhuma evidência de "falha mecânica catastrófica".

Bryant, 41 anos, 18 vezes NBA-all star com o Los Angeles Lakers, viajava com a sua filha de 13 anos, Gianna, duas outras meninas e vários amigos para um torneio de basquetebol juvenil quando o helicóptero em que seguiam despenhou em Calabasas, Califórnia. O acidente provocou uma onda de choque e pesar entre os fãs de desporto em todo o mundo.

XS
SM
MD
LG