Links de Acesso

Petroleiro italiano resgata migrantes do Mali em Cabo Verde


Baia do Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
Baia do Mindelo, São Vicente, Cabo Verde

Seis migrantes de nacionalidade maliana, que foram resgatados na terça-feira, 14, por um petroleiro italiano, ao largo de Cabo Verde, estão internados no Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente.

Na embarcação estavam 15 pessoas, de acordo com fontes oficiais, mas apenas oito foram levadas para terra firme, uma delas já cadáver, enquanto os demais corpos ficaram na piroga.

O vereador da Protecção Civil da Cãmara Municipal de São Vicente disse que os migrantes foram avistados e resgatados por um petroleiro que se dirigia para o Brasil e que deu o alerta por volta das 13 horas de ontem, tendo depois levado os sete sobreviventes e um cadáver para a terra.

“Ao todo, oito pessoas, uma das quais já cadáver, foram transportadas para a Baía do Porto Grande, porque o navio tinha muito combustível e o comandante, por questões de segurança, optou por não atracar, pelo que o resgate foi feito ao largo da baía”, acrescentou Anilton Andrade.

O vereador informou ainda que, depois da recuperação, os migrantes deverão ser transferidos para o Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol, onde estão outras pessoas resgatadas nas costas do país, e, posteriormente, encaminhados para a cidade da Praia, de onde serão repatriados.

Esta é a terceira vez que embarcações artesanais provenientes da costa africana chegaram à ilha de S. Vicente apenas em 2024.

Em março, uma piroga foi encontrada no litoral de Calhau com cinco sobreviventes e cinco cadáveres e, dias depois, outra embarcação semelhante deu à costa no Norte de Baia, com 11 sobreviventes.

Fórum

XS
SM
MD
LG