Links de Acesso

Pesquisas indicam que maioria dos americanos aprova desempenho de Joe Biden


Joe Biden, Presidente americano fala na Casa Branca, 15 de Abril de 2021
Joe Biden, Presidente americano fala na Casa Branca, 15 de Abril de 2021

Presidente americano tem bom desempenho no combate à pandemia, economia e pacote de alívio contra a Covid-19 e nota negativa na gestão da fronteira com o México

A maioria dos americanos aprova o desempenho do Presidente americano a poucos dias de completar 100 dias na Casa Branca.

Duas sondagens publicadas neste domingo, 25, dão notas positivas pelo combate à pandemia do novo coronavírus e notas negativas pela sua acção na fronteira com o México.

A pesquisa do Washington Post/ABC mostra que 52% dos adultos dão uma avaliação favorável a Biden, em comparação com 42% que desaprovam as suas políticas.

Outra pesquisa, da NBC News, dá a Biden uma avaliação favorável de 53%, contra 39%.

Biden vai discursar no Congresso enquanto marca os seus primeiros 100 dias na Casa Branca
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:37 0:00

Entretanto, a aprovação de Joe Biden é superior apenas ao seu antecessor Donald Trump, que teve uma aprovação de 42 por cento nos seus primeiros 100 dias, e ao antigo Presidente Gerald Ford, também republicano, que conseguiu 48 por cento de apoio favorável.

A média da avaliação dos Presidentes nos primeiros 100 dias é de 66 por cento.

Ambas as pesquisas reveladas neste domingo mostram que a profunda divisão política do país não mudou desde a eleição de 2020, na qual Biden derrotou o então Presidente Donald Trump.

Entre os democratas, o levantamento do Washington Post/ABC revela que 90% dos democratas aprovam o desempenho de Biden em comparação com 13% dos republicanos.

Na pesquisa da NBC, 90% dos democratas, 61% dos independentes e apenas 9% dos republicanos aprovam o trabalho do Presidente.

Quanto a políticas específicas, 64% dos inquiridos pelo Washington Post/ABC aprovam como Biden enfrenta a pandemia, taxa que atinge 69 por cento no levantamento da NBC.

Na economia, o Presidente tem o apoio de 52 por cento dos entrevistados nas duas pesquisas.

Quanto à forma como Joe Biden lida com a segurança na fronteira com o México, que desde a posse dele tem registado o número mais elevado de pessoas nos últimos 20 anos, 53% dos entrevistados pelo Washington Post/ABC dão nota negativa.

Quanto à sua primeira grande medida, a aprovação do pacote de ajuda económica contra os efeitos da Covid-19, a pesquisa Washington Post-ABC mostra um forte apoio público, com 65% dos entrevistados a apoiar a iniciativa, enquanto 31% e opõem-se.

O Presidente americano vai ao Congresso na quarta-feira, 28, falar às duas câmaras sobre os seus primeiros 100 dias de mandato.

XS
SM
MD
LG