Links de Acesso

Pesquisa indica que brasileiros querem Lula preso e Temer julgado


 Lula da Silva
Lula da Silva

Apreciação do Governo é a mais baixa desde a redemocratização do Brasil

Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira, 2, pelo jornal Folha de S. Paulo indica que 54 por cento dos entrevistados consideram que o antigo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria ser preso com base nas informações reveladas pela Operação Lava Jato.

No mesmo levantamento, o Datafolha registou que 89 por cento dos entrevistados avaliam que a Câmara dos Deputados deve autorizar o Supremo Tribunal Federal (STF) a analisar a denúncia por organização criminosa e obstrução de Justiça apresentada contra o presidente Michel Temer.

A reprovação ao Governo Michel Temer atingiu o pior índice da avaliação desde a redemocratização, com 73 por cento de brasileiros a considerar a sua gestão de má ou péssima.

Lula da Silva foi condenado em Julho pelo juiz federal Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro sob a acusação de ter recebido um apartamento em Guarujá (SP) como luvas da construtora OAS.

Os brasileiros também querem que a Câmara dos Deputados autorize o STF a analisar a denúncia por organização criminosa e obstrução de Justiça apresentada contra o Presidente Michel Temer.

No passado dia 14, o então Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ao STF uma segunda acusação contra Temer.

No entanto, para que o tribunal possa apreciar se aceitam ou não a acusação, os deputados federais têm que dar aval.

A denúncia está sob análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, antes de os parlamentares deputados votarem em plenário o relatório que será elaborado pela comissão.

O Datafolha ouviu 2.772 pessoas, em 194 municípios, nos dias 27 e 28 de setembro de 2017. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança da pesquisa divulgada nesta segunda-feira, segundo o Datafolha, é de 95 por cento e a margem de erro é de dois por cento.

Brasileiros em Nova Iorque contra Temer
Brasileiros em Nova Iorque contra Temer

Temer em baixo

A mesma pesquisa do Datafolha divulgada hoje mostra que a reprovação ao Governo de Michel Temer atingiu o pior índice de avaliação desde a redemocratização, com 73 por cento dos brasileiros a consideram a sua gestão de má ou péssima.

O jornal Folha de S.Paulo afirmou ainda que o índice de óptimo ou bom registrado na avaliação ao governo Temer nesta pesquisa é o mais baixo desde Setembro de 1989, quando o então presidente José Sarney obteve o mesmo índice em meio à crise da hiperinflação

XS
SM
MD
LG