Links de Acesso

Pescador fica à deriva no Oceano Antlântico de Cabo Verde ao Brasil


Distância entre Cabo Verde e Santos
Distância entre Cabo Verde e Santos

O pescador cabo-verdiano Juvenal Ferreira Mendes ficou à deriva no Oceano Atlântico por 58 dias, desde Cabo Verde ao Brasil.

Ele saiu de casa na Ilha de Santiago para pescar e remava em direção à Ilha de Boa Vista quando foi surpreendido por uma tempestade.

Segundo informações obtidas pela Voz da América com a Marinha do Brasil, Mendes foi resgatado na costa brasileira próximo à Foz do Rio Amazonas. O navio que fez o resgate é chamado de Ouro do Brasil e tem bandeira libanesa.

No navio, Mendes recebeu os primeiros socorros da tripulação e desembarcou no Porto de Santos, no Sudeste do Brasil. No porto, ele foi atendido pela Polícia Federal brasileira, que acionou a embaixada de Cabo Verde no Brasil.

Segundo o embaixador de Cabo Verde, Domingos Mascarenhas, todos os cuidados foram prestados ao pescador, que passa bem. "Ele recebeu no navio todos os cuidados que nesta circunstância uma tripulação pode prestar a um náufrago. Estamos muitos gratos à tripulacao do navio e especialmente ao comandante."

O embaixador afirmou que após o resgate a embaixada tomou as medidas cabíveis para auxiliar o cabo-verdiano e manteve contato com a família do náufrago para dar notícias. O pescador Juvenal Ferreira Mendes viaja nesta noite, a partir de Fortaleza, para Cabo Verde. "A partir de amanhã ele já estará na companhia de seus familiares em Cabo Verde", afirmou o embaixador.

XS
SM
MD
LG