Links de Acesso

Pesca ilegal "leva" mais de 60 milhões de dólares de Moçambique


Associação da Indústria Pesqueira assevera que o valor é irrisório

Moçambique perde, anualmente, cerca de 60 milhões de dólares devido à pesca ilegal, mas a Associação da Indústria Pesqueira discorda porque este valor é irrisório e diz que sem vontade política, este problema não vai ser resolvido.

Pesca ilegal "leva" mais de 60 milhões de dólares de Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:50 0:00

Um estudo recente sobre o impacto da pesca ilegal na economia moçambicana indicou a existência de muitos barcos estrangeiros não licenciados envolvidos na pesca ilegal, com prejuízos estimados em cerca de 60 milhões de dólares.

Contudo, para Muzila Nhatsave, da Associação da Indústria Pesqueira de Moçambique, a cifra é irrisória, afirmando que "quando o Estado diz que perde cerca de 60 milhões de dólares, eu arrisco-me a dizer que perde muito mais do que isso".

Nhatsave destacou que "por causa das fragilidades na fiscalização, não se sabe a quantidade nem o tipo de espécie que está a ser pescado ilegalmente".

Para aquele responsável, "a fiscalização deve ser o coração das actividades do Ministério do Mar, Águas do Interior e Pescas, mas, infelizmente, no nosso entender, não há vontade política para pôr a funcionar a a actividade da fiscalização".

O Governo, na voz do director nacional de Operações no Ministério do Mar, Águas do Interior e Pescas, Leonid Chimarizene, diz estar a fazer esforços, juntamente com os países vizinhos, "porque o combate à pesca ilegal deve ser feito através de uma fiscalização marítima integrada".

XS
SM
MD
LG