Links de Acesso

Personalidades atentas às promessas de Nyusi na tomada de posse


Tomada de posse do Presidente Filipe Nyusi, 15 de Janeiro, 2020.AP

Personalidades, que participaram na cerimónia de investidura de Filipe Nyusi, esperam que seja materializada a promessa de inclusão e diálogo como únicos caminhos que podem levar à paz efectiva no país.

Na tomada de posse, nesta quarta-feira, 15, em Maputo, o presidente moçambicano elegeu o trabalho, desenvolvimento, a paz e a reconciliação nacional como principais destaques do novo ciclo de governação.

“Eu acho que esse caminho tem que ser de atitude e de comportamento, de cultura. Não basta que seja de intenção política, tem que haver uma coisa assumida no quotidiano, isto é quando olho para alguém que não é o do meu partido político - embora eu não tenha nenhum-, mas eu tenho que saber que tenho que escutar a essa pessoa com vontade de escutar e com vontade de perceber que ele pode ter razão”, diz o escritor Mia Couto.

Para o líder da Igreja Anglicana em Moçambique, Dom Carlos Matsinhe, “esta governação do Presidente Filipe Nyusi, com o apoio de todos os moçambicanos, vai ser capaz de consolidar a paz e abrir novos horizontes para o desenvolvimento de Moçambique”.

Nessa onda, Matsinhe fez a sua promessa: “Estamos com muita esperança e queremos apoiar em oração e trabalho”.

No seu discurso, Nyusi disse que o seu Governo irá "dar passos decisivos rumo à fome zero”, numa economia que vai ter na produção de gás como motor.

Em relação a esse ponto, Mia Couto recorda que “há a ideia de que eles [os recursos naturais e minerais] são sempre uma maldição, e que só correu bem na Noruega; eu acho que isso é uma desconsideração, uma desqualificação à partida de que os africanos não podem fazer bem, podem fazer bem”.

Mia Couto sublinha que o recurso gás terá a sua contribuição no crescimento do país, mas não pode ser visto como “a contribuição, a economia de Moçambique”.

A economista Luísa Diogo, ex-primeira-ministra, diz que o discurso de Nyusi reafirma “o sentido de que nós (moçambicanos) temos responsabilidade no desenvolvimento do nosso país”.

Acompanhe:

Personalidades avaliam discurso de investidura de Filipe Nyusi
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:03 0:00


Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG