Links de Acesso

Em Pequim, Trump pressiona China sobre Coreia do Norte e comércio


Donald Trump e Xi Jinping em Pequim. 9 de Novembro, 2017.
Donald Trump e Xi Jinping em Pequim. 9 de Novembro, 2017.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressionou a China nesta quinta-feira, 9 de Novembro, a fazer mais para controlar a Coreia do Norte, e disse que as relações comerciais bilaterais têm sido injustas com os Estados Unidos, mas elogiou o compromisso do Presidente chinês, Xi Jinping, de que a China será mais aberta a empresas estrangeiras.

Sobre os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte, Trump disse que a “China pode resolver esse problema rápida e facilmente”, pedindo que Pequim corte laços financeiros com a Coreia do Norte e também pedindo ajuda da Rússia.

Trump falou ao lado de Xi na capital chinesa quando anunciava a assinatura de cerca de 250 mil milhões de dólares em acordos comerciais entre empresas norte-americanas e chinesas, num passo que alguns da comunidade empresarial dos EUA temem desviar o foco das profundas reclamações sobre o acesso ao mercado da China.

Xi disse que a economia chinesa vai tornar-se cada vez mais aberta e transparente para empresas estrangeiras, incluindo aquelas dos Estados Unidos, e convidou empresas norte-americanas a participarem da sua ambiciosa iniciativa de infraestrutura “Cinturão e Rota”.

Trump deixou claro que culpa seus antecessores, e não a China, pelo desequilíbrio na balança comercial, e elogiou Xi várias vezes, chamando-o de “um homem muito especial”.

“Mas faremos com que seja algo justo, e será tremendo para nós dois”, disse Trump.

Reuters

XS
SM
MD
LG