Links de Acesso

Pensionistas denunciam fraude em Cabinda


Um grupo de pensionistas afectos ao Instituto Nacional de Segurança em Cabinda deu entrada nesta Segunda feira, na Procuradoria da República, um ofício onde denuncia o desvio de fundos destinados ao pagamento de pensões e avisam que a fraude pode existir em todo o país.

Fraude detectada em Cabinda contra pensionistas - 2:01
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:01 0:00

De acordo com os pensionistas o valor foi subtraído das prestações vencidas durante a fase de suspensão e afecta mais de mil pensionistas em toda a província.

Esta situação segundo os denunciantes começou a ser frequente depois da implementação do processo de prova de vida.

Inconformados com a situação os pensionistas querem a responsabilização criminal dos autores dos desvios.

De um tempo a esta parte, os reformados pensionistas de cabinda e, eventualmente de todo o pais, segurados pelo Instituto Nacional de Segurança Social INSS têm sido vitimas do desvio e extorsão das suas prestações mensais consignadas na lei, diz Felix Sumbo, porta-voz do grupo.

No passado, logo que o pensionista regularizava a situação da sua prova de vida, na sequência da suspensão das respectivas prestações, estas eram prontamente pagas, inclusive aquelas vencidas no período da suspensão. Presentemente, os pensionistas já não recebem as suas pensões.

A procuradoria como órgão fiscalizadora da legalidade deve abrir o competente processo-crime e levar a prisão aos autores do crime.

XS
SM
MD
LG