Links de Acesso

Pemba: Detidos 13 paquistaneses com meia tonelada de heroína


Imagem de arquivo: Zona de Wimbe, Pemba.
Imagem de arquivo: Zona de Wimbe, Pemba.

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique e os Serviços de Investigação Criminal capturaram, esta semana, 13 paquistaneses na posse de cerca de meia tonelada de heroína, em Cabo Delgado, apurou a VOA de várias fontes.

O grupo foi interceptado numa embarcação, no início da tarde de segunda-feira, 23, a poucas milhas de Pemba, a capital daquela província nortenha, durante uma operação conjunta, que foi tornada pública nesta quarta-feira, 25.

Uma das fontes da VOA disse que a Marinha de Guerra de Moçambique fez esforço para rebocar a embarcação para o Porto de Pemba, mas os paquistaneses, com idades entre 30 a 70 anos, inviabilizaram tentando forçar o naufrágio, na região de Marringanha.

Na vasculha, disse a fonte, “foram encontradas várias embalagens de heroína, que totalizam 434 quilos”.

Os suspeitos, cujas identidades não foram divulgadas, continuam detidos numa esquadra de Pemba e deverão ser encaminhados para uma cela de segurança máxima na próxima quinta-feira, 26.

Há indicações de que a Polícia moçambicana prometeu se pronunciar está quinta-feira.

Está é a segunda operação sucedida das autoridades moçambicanas, em menos de duas semanas, nas águas de Cabo Delegado, para travar tráfico de drogas. Na primeira, foi detido um grupo de iranianos.

O tráfico de drogas é citado por alguns estudiosos das causas da insurgência que, desde 2017, provocou a morte de mais de 350 pessoas em Cabo Delgado.

XS
SM
MD
LG