Links de Acesso

Partidos e sociedade civil fiscalizam eleições em Angola


Oposição admite frente comúm de fiscalização

Os partidos da oposição angolana dizem que vão fiscalizar os resultados eleitorais numa frente única e certos sectores da sociedade civil também se movimentam a seis meses do acto eleitoral.

Oposiçao angolana poderá monitorizar eleições em conjunto -2:56
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:55 0:00

O secretário-geral adjunto da UNITA, Rafael Massanga, disse que o seu partido já não vai “engolir sapos”, como nas duas últimas eleições e que está preparada para fiscalizar o pleito eleitoral.

“Toda a gente ouviu o presidente Samakuva dizer que a UNITA desta vez não vai mais engolir sapo, ou seja a UNITA está não está só preparado para fiscalizar como para ganhar as eleições”, disse Massanga.

Já Lindo Bernardo Tito, vice-presidente e porta-voz da CASA-CE, admite que os partidos da oposição aventam a possibilidade de criar uma frente única para a fiscalização eleitoral em 2017.

“Os partidos estão a amadurecer as suas opiniões e esperamos que dentro de dias os partidos possam sentar para delinear este modele de fiscalização conjunta”, revelou.

Entretanto, a sociedade civil também se mobiliza nesse sentido.

O activista cívico e professor Domingos da Cruz apresenta amanha , 10, em Luanda um aplicativo online capaz de denunciar irregularidades no processo eleitoral.

“O simples facto de as pessoas registarem tudo o que observam no processo eleitoral de forma segurae enviar de forma anónima já é uma vantagem” explicou Cruz.

De recordar que nas eleições de 2012, em Angola, não houve observadores internacionais e as embaixadas não tiveram credenciais de monitores.

XS
SM
MD
LG