Links de Acesso

Partidos guineenses exigem legitimação da Comissão Nacional de eleições


Guiné-Bissau - CNE
Guiné-Bissau - CNE

Sete Partidos políticos pediram ao presidente do Parlamento para promover “diálogo” a fim de encontrar uma “saída negociada para a escolha dos membros do Secretariado Executivo da Comissão Nacional de Eleições, antes que seja dado qualquer passo no processo conducente ao acto eleitoral”.

Partidos guineenses exigem legitimação da Comissão Nacional de eleições
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:43 0:00

O pedido consta de uma carta aberta endereçada hoje (28) a Cipriano Cassamá, alertando que o órgão, alem de caduco, está sem dois dos cinco membros que o compõe.

Os partidos signatários dizem que “depois de analisar a situação política, em geral, e o calendário eleitoral, em particular, constataram, entre irregularidades e inconstitucionalidades, um vazio e uma anormalidade que descredibilizam a Comissão Nacional de Eleições e põem em causa a transparência e fiabilidade do processo eleitoral” em perspectiva.

Na carta, a que a VOA teve acesso, lê-se que “com o aproximar dos actos importantes em preparação, o silêncio da Assembleia Nacional Popular constitui uma omissão bastante grave e preocupante, na medida em que a manter-se a actual situação da Comissão Nacional de Eleições, haverá́ bloqueio pela frente”.

Agnelo Regalla, presidente da União para Mudança, um dos partidos signatários da carta aberta, adverte que “nenhum passo pode ser dado sem que haja uma comissão nacional de eleições negociada ou num quadro que deveremos legitimar para que o processo de recenseamento comece”.

A CNE é o órgão responsável pela supervisão e físcalização do recenseamento eleitoral.

Fórum

XS
SM
MD
LG