Links de Acesso

Partidos da CASA-CE preparam reacção aos independentes


Abel Chivukuvuku diz que será cabeça-de-lista de um partido em 2020
Abel Chivukuvuku diz que será cabeça-de-lista de um partido em 2020

Os partidos que sustentam a CASA-CE vão-se pronunciar na terça-feira, 26, sobre a posição tomada, na última semana, pelo seu líder, Abel Chivukuvuku, quanto ao futuro das personalidades independentes da organização.

Na sexta-feira, 22, Chivukuvuku assumiu-se como líder dos chamados independentes e anunciou que será cabeça-de-lista de uma partido nas eleições gerais de 2022, sem revelar qual.

Entretanto, o vice-presidente da CASA-CE, Manuel Fernandes declarou à VOA que, diante dos pronunciamentos do líder da coligação, e em função da ruptura assumida, “não restam dúvidas de que o quadro que estava confuso ficou mais claro e em face disso os partidos políticos vão tornar públicA a sua posição”.

Ao falar na primeira reunião dos independentes da CASA-CE, que visou discutir os desafios daquela força política, Abel Chivukuvuvku,afirmou, por sua vez,que a coligação foi alvo de destruição judicial.

O político fazia referência ao processo interposto, no Tribunal Constitucional, por cinco dos seis partidos que compõem a coligação, que pediram uma clarificação sobre a gestão dos fundos bem como a presença de independentes nos órgãos de direcção.

No seu discurso, Abel Chivukuvuku pediu desculpas aos independentes pelo que descreveu de “sacrifícios, sofrimento e humilhações a que estão sujeitos”.

“Até este momento ainda somos os independentes da CASA-CE, depois o futuro dirá e as nossas vontades farão a escolha acertada”, acrescentou.

O ainda líder sustentou que a CASA-CE é a grande esperança dos angolanos para proporcionar-lhes melhores condições de vida.

Entretanto, Abel Chivukuvuku manifestou-se disposto a dialogar com os partidos políticos que integram a coligação e chamou a atenção para a forma injusta como estão a ser tratados os chamados independentes.

Num comunicado de imprensa divulgado no final da reunião, eles renovaram a sua intenção de criar o seu próprio partido tendo já anunciado a criação debases para o efeito.

XS
SM
MD
LG