Links de Acesso

Parlamento moçambicano saúda anúncio de Dhlakama sobre trégua


Afonso Dhlakama anunciou trégua por tempo indeterminado
Afonso Dhlakama anunciou trégua por tempo indeterminado

O Parlamento moçambicano saudou nesta quinta-feria, 4, as novas tréguas anunciadas pelo líder da Renamo e e diz acreditar que vai permitir que o país se concentre nos esforços para a reabilitação da economia.

Enquanto o líder da Renamo comunicava, de forma oficial, as novas tréguas, através de uma teleconferência a partir de Gorongosa, os deputados reuniam-se no parlamento em sessão plenária.

“É uma boa nova para o país”, disse Edmundo Galiza Matos, porta-voz da bancada da Frelimo, em contacto com a VOA em Maputo.

Para a Frelimo, agora a Renamo tem de partir para o desarmamento definitivo das suas milícias porque só assim haverá garantia efectiva da paz e estabilidade nacional.

A bancada da Renamo diz, por sua vez, que o anúncio de Dhlakama é, nada mais, do que a materialização do seu compromisso com o país e, sobretudo, com a paz e estabilidade nacional.

“Esta é uma demonstração de que Afonso Dhlakama é o homem da paz e confirmou-o com este anúncio”, sublinhou José Henrique Lopes, porta-voz da bancada.

Do MDM, o segundo partido da oposição, a análise é um misto de elogio e crísticas, sugerindo que ainda há passos a serem dados para assegurar que a paz veio mesmo para ficar.

“Em parte é um sinal positivo, contudo, enquanto o diálogo continuar a ser bipolar (Frelimo-Renamo) não há garantias efectivas porque há muitos moçambicanos a serem excluídos”, alertou Fernando Bismarque, porta-voz do MDM.

Enquanto isso, o Parlamento aguarda pelos acordos que estão em discussão no diálogo político, cuja chancela dependerá da análise dos deputados.

XS
SM
MD
LG