Links de Acesso

Parlamento da Crimeia declara o país independente da Ucrânia


O parlamento regional da península da Crimeira declarou-se independente da Ucrânia, com uma resolução aprovada hoje, 11, por 78 dos 100 membros do parlamento regional da Crimeia. A acção do parlamento visa criar um quadro jurídico para o território se unir à Rússia como um Estado soberano.

A declaração faz referência à separação do Kosovo da Sérvia, adiantando que "a declaração unilateral de independência de parte de um Estado não viola as leis internacionais". No próximo Domingo realiza-se um referendo para a anexação da península ucraniana à Rússia que terá duas perguntas: "Está a favor da reunificação da Crimeia com a Rússia como parte da Federação Russa?" e "Está a favor de que se volte a colocar em vigor a Constituição da Crimeia, de 1992, e do estatuto da Crimeia como parte da Ucrânia?".

Se o resultado do referendo for a favor da Rússia, "a República da Crimeia como um Estado independente e soberano solicitará a entrada na Federação Russa", adianta. A Crimeia junta 60 por cento de habitante russos, contra 25 por cento de ucranianos e cerca de 12 por cento de tártaros, pelo que poucos são os que duvidam da vitória do ‘sim’ à anexação da República Autónoma ucraniana à Rússia.

XS
SM
MD
LG