Links de Acesso

Papa pede oraçōes pelos deslocados internos, incluindo os de Cabo Delgado


Cabo Delgado, centro de acolhimento de deslocados Escola Primária do Bairro 3 de Fevereiro, Metuge
Cabo Delgado, centro de acolhimento de deslocados Escola Primária do Bairro 3 de Fevereiro, Metuge

“Então, o apelo do Papa é para que todos rezemos pelos deslocados; que tenhamos essa sensibilidade de, no domingo, em todas as nossas celebrações, lembrarmos desse tema dos deslocados. Eu gostaria de até dizer que o Papa colocou como tema esse aqui que é: forçados como Jesus Cristo a fugir. E o Papa nos lembra quatro verbos que deve iluminar o nosso trabalho com os deslocados e também com os refugiados: acolher, proteger, promover e integrar os deslocados internos. Eu convido toda a igreja de Moçambique, todas as comunidades, para rezarmos, domingo próximo, dia 27, pelos deslocados."

Dom Luiz, Bispo de Pemba, Cabo Delgado
Dom Luiz, Bispo de Pemba, Cabo Delgado

Dom Luíz Lisboa, Bispo da Diocese de Pemba. Pemba, a capital de Cabo Delgado, província que, desde Outubro de 2017, sofre ataques protagonizados por grupos terroristas. Ataques que já fizeram várias vítimas mortais e provocaram mais de 360 mil deslocados internos.

“Imagina pessoas morarem no quintal, vivendo de favor de uma família… Imagina pessoas, famílias inteiras, ocupando uma tenda. Se fosse a família inteira já seria muito ruim, os pais dormindo junto com os filhos...mas o que tem acontecido, em alguns acampamentos, duas famílias ocupando a mesma tenda… sem contar pessoas idosas, crianças que estão dormindo ao relento.”

Cabo Delgado, centro de acolhimento deslocados (Metuge, Moçambique)
Cabo Delgado, centro de acolhimento deslocados (Metuge, Moçambique)


E, desde o primeiro momento, a Igreja Católica tem procurado ajudar os deslocados internos. Neste momento, para além de comida e outros bens essenciais, a Igreja tem dado apoio psico-social. Trabalho feito por cerca de 50 pessoas, entre padres, religiosos e leigos, que foram preparados para lidar com a situação dos deslocados internos.

"Esse trabalho tem tido um efeito muito positivo. Nós já estamos fazendo em 3 acampamentos, lá em Metuge, e a intenção é ir para dois outros acampamentos e começar esse trabalho nos bairros aqui também de Pemba e dos outros distritos. Temos duas irmãs que são psicólogas.

“Já foram fazer esse treino também em Chiure, vão ainda a Montepuez, e, também a pedido do arcebispo de Nampula, vão a Nampula, preparar pessoas para que possam fazer esse trabalho com os deslocados. E esse trabalho tem sido tão importante quanto levar comida, porque as pessoas precisam, sim, de comida, de abrigo, mas também precisam quem sente e as oiça; que elas possam contar, compartilhar o seu sacramenta.”

O Bispo de Pemba diz que a Igreja Católica está pronta a auxiliar as autoridades no que for necessário. Diz que é importante acabar com os ataques terroristas e que se deve encontrar respostas de curto, médio e longo prazos para a população sofrida de Cabo Delgado. Respostas que, no seu entender, passam pela educação e pelo emprego.

A Igreja, segundo Dom Luíz Lisboa, tem sonhos e projectos de construção de escolas, sobretudo de escolas técnico-profissionais para a formação de jovens.

O Bispo de Pemba está preocupado com o que pode acontecer nos próximos meses, uma vez que vai começar a época chuvosa e as doenças de origem hídrica poderão ser um grande problema para os deslocados internos

XS
SM
MD
LG