Links de Acesso

Papa Francisco reza e pede apoio para as vítimas do ciclone Idai


Francisco fala em luto e devastação
Francisco fala em luto e devastação

O Papa Francisco expressou o seu pesar pelas mortes e destruição em Moçambique, Zimbabwe e Malawi e apelou ao apoio massivo às vítimas da passagem do ciclone Idai pela África Austral.

"As grandes inundações espalharam o luto e a devastação em várias regiões de Moçambique, Zimbabwe e Malawi", afirmou o líder da Igreja Católica durante a audiência-geral das quarta-feiras na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Depois de expressar pesar e solidariedade às populações, Francisco disse implorar "por reconforto e o apoio para todos os que foram afectados por esta calamidade".

Aumenta número de vítimas
Aumenta número de vítimas

Nyusi fala em 200 mortos

Moçambique, entretanto, começa a respeitar hoje três dias de luto nacional, depois de ontem o Governo ter decretado estado de emergência.

Também ontem o Presidente admitiu que, por agora, que o número de mortos ascende a 200.

Entretanto, na segunda-feira, Filipe Nyusi tinha dito que o número de vítimas pode chegar a mil e que um milhão e 500 mil pessoas podem estar em perigo de vida.

A Cruz Vermelha Internacional avançou que pelo menos 400 mil pessoas estão desalojadas na Beira, enquanto as Nações Unids já pediram uma ajuda de 40 milhões de dólares para ajudar as vítimas do ciclone que, também, deixou cerca de 100 mortos no Zimbabwe e no Malawi.

Saiba mais em Especial Ciclone Idai

XS
SM
MD
LG