Links de Acesso

Papa fala dos problemas da família, "mas não das sogras"


Papa Francisco no Festival das Famílias.
Papa Francisco no Festival das Famílias.

"Os problemas acontecem, mas não durmam sem fazer as pazes", pediu Francisco às famílias.

“As famílias têm problemas, é bom deixar isso claro, e vou falar deles, mas não vou falar da sogra”, disse o Papa Francisco, neste sábado, 26, fazendo arrancar uma sonora gargalhada e ruidosos aplausos dos milhares de pessoas presentes no Festival das Famílias, em Filadélfia, nos Estados Unidos.

O Festival encerrou o Encontro Mundial das Famílias que reuniu 18 mil pessoas de todo o mundo.

Num programa variado, várias famílias falaram da sua experiência de vida, de luta e superação, como as da Jordânia, Argentina e Nigéria, que receberam a benção e presentes de Francisco.

Mãe e bebé esperam pela chegada do Papa
Mãe e bebé esperam pela chegada do Papa

Um casal apresentou o filho doente e destacou o valor da vida, enquanto outros realçaram vários outros aspectos.

Andrea Bocceli foi a grande estrela da noite ao cantar para o Papa, bem como Aretta Franklin e, mais tarde, o colombiano Juanes, que fez agitar os presentes depois de várias horas à espera de ver o Papa Francisco.

Ao se dirigir, uma vez mais, em espanhol, e sem discurso escrito, Francisco começou por explicar a origem da família e “o propósito de Deus para ela”.

“Deus escolheu uma família para se apresentar ao mundo”, afirmou, lembrando a infância de Jesus em Nazaré.

Durante cerca de meia hora, Francisco abordou “alguns problemas que as famílias enfrentam, porque elas enfrentam problemas”.

Mas avisou: “não vou falar da sogra”, disse, para delírio dos presentes.

O mais importante, explicou Francisco, “é que em família podem resolver-se os problemas”, reiterou várias vezes o Papa que, quase no fim, pediu aos casais que “não durmam sem fazer as pazes”.

O Papa Francisco termina este domingo a sua visita aos Estados Unidos, depois de reunir-se com os bispos, visitar uma prisão, celebrar uma missa no encerramento do Encontro Mundial da Família e avistar-se com os organizadores, voluntários e patrocinadores daquele evento mundial.

XS
SM
MD
LG